Sala de TV pequena: dicas práticas para você decorar a sua

Como decorar sala de TV pequena
Foto: Pexels

Atualmente, é comum as casas e os apartamentos terem espaços cada vez menores. Isso torna a decoração um desafio, principalmente em uma sala de TV pequena, que é o cartão de visitas do lar. Porém com algumas otimizações é possível ter um ambiente aconchegante e funcional.

Para tanto, é essencial pensar em cada detalhe, seja na dimensão do cômodo e dos móveis, como também na paleta de cores, iluminação e objetos decorativos. Assim você consegue uma sala de TV ideal para passar os momentos de diversão e descontração com seus familiares e amigos. Gostou da ideia? Continue lendo o artigo e veja as dicas para você montar a sua!

Como decorar uma sala de TV pequena?

Este cômodo é tão importante em um lar, pois é o centro das atenções quando recebemos as visitas, ou até mesmo nos momentos que queremos relaxar, ler um livro ou assistir televisão. Entretanto, precisamos ter uma decoração que deixe tudo harmonizado e bem confortável, para aproveitar cada momento.

O principal ponto a se pensar é optar por itens que sejam essenciais para este ambiente. Isso porque precisa-se pensar na circulação do ambiente, e ainda na dimensão de cada móvel, para que fique o mais funcional possível. Para te ajudar, veja abaixo as dicas essenciais para montar uma sala de TV pequena:

Como decorar sala de TV pequena
Foto: Pexels

Sofá

É um móvel essencial em uma sala de TV, então invista em um modelo com as dimensões que caiba adequadamente ao ambiente. Não se esqueça também de pensar no conforto, através dos modelos retrátil e reclinável para favorecer mais aconchego ao assistir televisão.

Além disso, escolher um modelo de sofá adequado ao estilo dos outros móveis da sua residência é uma ponto chave. A dica é optar pelas cores neutras, para dar a sensação de ampliar o espaço e tornar o ambiente mais clean e moderno.

Poltronas e puffs

Dependendo do tamanho da sala, é possível incluir mais assentos através de poltronas e puffs. Assim, quando chegam muitas visitas ao mesmo tempo, se consegue mais assentos para todos ficarem mais à vontade. Além disso, optando por itens estilosos, você consegue agregar valor na decoração do ambiente, tornando-o mais funcional e charmoso. Tenha cuidado para que essa mobília não atrapalhe na circulação e nem deixe o cômodo sobrecarregado.

Painel para TV

É uma solução incrível para uma sala pequena, afinal precisa-se otimizar o espaço com móveis funcionais, que não possuam um volume grande, como os racks convencionais e bancadas. Além disso, deixa o ambiente mais leve, moderno e muito mais prático. Lembre-se de optar pelas cores neutras como: branco, preto, cinza e os tons de madeiras.

Também é preciso verificar a dimensão do móvel, o tamanho da televisão e o peso que o painel suporta. Assim fica fácil de acertar na escolha do painel para TV ideal para sua sala.

E ainda, você pode optar pelos modelos que possuem prateleiras e/ou nichos, para agregar os itens decorativos, dispositivos, etc.

Iluminação

E não se esqueça de iluminar o ambiente de forma adequada. As luminárias mais práticas para esse espaço são os spots, plafons, fitas de LED, entre outros. Porém, cada item deve ser colocado no local que favoreça sua funcionalidade.

Afinal, a luminosidade interfere diretamente no bem-estar da visão, podendo cansar as vistas e atrapalhar durante uma maratona de séries, por exemplo. Por isso, saber qual é a temperatura certa para cada item é essencial para acertar.

Selecionamos esse artigo sobre iluminação para sala de TV para você conferir como fazer corretamente!

Televisão

E claro, não pode faltar a televisão! Se atente ao escolher os modelos de TV quanto aos seus aspectos como: o tamanho, tipos de tela, resolução, taxa de atualização, conectividade, áudio, entre outros. Analise bem sobre cada atributo e invista na que achar mais adequada às suas necessidades.

Itens decorativos

E para completar, falta decorar a sala com itens que dão todo o charme e conforto que tanto gostamos neste ambiente. Inclua na sua lista os seguintes objetos: tapete, cortina, almofadas, espelho, quadros, livros, porta-retratos e esculturas. Lembre-se de harmonizar com a paleta de cores do cômodo, mas sem esquecer de dar um toque de sua personalidade.

Outra dica é colocar vasos de plantinhas para dar um ar de natureza ao local. Pode ser na prateleira do painel para TV ou no cantinho ao lado do sofá. Assim, você dá vida ao ambiente e o deixa mais aconchegante. Se atente ao optar por espécies que toleram viver internamente, com pouca luz do sol. Alguns exemplos são: a samambaia, suculentas e jiboias.

Assim, fica fácil decorar uma sala de TV pequena. O importante é pensar na circulação do ambiente, optar por uma paleta de cores neutra para dar amplitude ao espaço e ter os itens essenciais para trazer funcionalidade e conforto. Com as dicas acima você já pode começar a decorar a sua sala e arrasar!

E com os objetos decorativos, você consegue dar um toque de personalidade e deixar o ambiente com a sua cara. E lembre-se, cada detalhe faz toda diferença na decoração de ambientes pequenos. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Compartilhe:

Escrito por Mariely Del Rey

Sou publicitária especialista em Moda, Mídia e Negócios. Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Ver todos os posts de Mariely Del Rey →
curso de customização de camisetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

tenha esperan04a