Consertos domésticos: 5 reparos que você mesmo pode fazer!

Consertos domésticos: 5 reparos que você mesmo pode fazer!
Foto: Freepik

É inevitável, em algum momento sua casa ou apartamento vai precisar de um reparo. É comum recorrermos a um profissional ou até mesmo a familiares e amigos, para realizar manutenções domésticas. Mas fique tranquilo, há pequenos consertos que você mesmo pode realizar rapidamente, e não vai precisar ficar dependendo dos outros. Para tanto, o uso de ferramentas e equipamentos de segurança é essencial para uma boa execução das tarefas. É um investimento inicial, porém vira e mexe surgem manutenções para realizar e esses itens são de bom uso.

Há diversos pequenos reparos que você mesmo pode fazer e economizar com mão de obra. Listamos 5 consertos simples para realizar na casa. Confira!

Reparos domésticos que você mesmo pode fazer!

As manutenções domésticas precisam ser efetuadas para evitar maiores problemas futuros, e também para usufruir uma maior eficiência daquele objeto ou ambiente. Alguns exemplos simples são a troca de lâmpadas, instalação de quadros e desentupimento de pias.

Há reparos complicados que necessitam de um profissional competente para executá-los, e assim evitar causar maiores problemas. Exemplo disso, são os problemas de vazamento, infiltração e manutenção elétrica. Saber quando é o momento de buscar ajuda é essencial para sua segurança e de todos que habitam sua casa.

Mas neste artigo, listamos aqueles simples de executar, para você ter sua independência e não depender de ninguém. Em qualquer situação ou momento, você estará pronto para solucionar os problemas domésticos. Veja:

Troca de lâmpada

Consertos domésticos: 5 reparos que você mesmo pode fazer!
Foto: Unsplash

A troca de lâmpadas é um reparo muito simples de realizar. O primeiro passo, é ir até o quadro de eletricidade da sua moradia e desligar o disjuntor de energia do cômodo que precisa da troca. Caso a lâmpada acabe de queimar, aguarde alguns minutos para você não se queimar, pois é provável que ela esteja quente.

O próximo passo, é pegar na lâmpada pela parte de vidro e girar em sentido anti-horário até soltá-la. Após é só trocar pela lâmpada LED nova, segurando pela parte de vidro e rosqueá-la em sentido horário até o final. E pronto! É só religar o disjuntor do ambiente e conferir se a lâmpada volta a acender. Atente-se para nunca tocar na parte metálica da lâmpada. E também não realize a troca com os pés descalços.

Nesta tarefa, mais duas dicas essenciais para executar de forma eficiente. A primeira é verificar a voltagem da lâmpada, é imprescindível que seja a mesma, de 110v ou de 220v. A outra dica é realizar o descarte correto em postos adequados.

Instalação de prateleiras e quadros

Ao instalar quadros e prateleiras, é importante que estejam alinhados e firmes na parede, para esse propósito é necessário buchas, furadeira, brocas, fita crepe, martelo, chave de fenda, trena e parafusos.

Em casos que precisem de mais de um furo, use a trena para aferir as medidas e assegure que estejam alinhados. Marque o local a ser furado com um pedaço da fita crepe para não descascar a parede. Utilize a furadeira para furar o local, depois é só encaixar a bucha no buraco e se precisar use o martelo para colocar a bucha. Para te ajudar, confira este artigo sobre como usar a furadeira e não passe por apuros.

Em seguida é só parafusar com o auxílio da chave de fenda e pronto. Se os quadros forem leves e pequenos, eles podem ser pendurados com um prego, sem o uso de furadeira e buchas. É só marcar o local, e pregar um prego com o auxílio do martelo.

Aplicação de papel de parede autocolante

Consertos domésticos: 5 reparos que você mesmo pode fazer!
Foto: Envato Elements

Aplicar papel de parede autocolante não é uma tarefa difícil, basta seguir as instruções. Em resumo, o primeiro passo é escolher a parede para a aplicação. Ela deve estar limpa, lisa e livre de infiltrações. Planeja como vai colocar e veja os materiais utilizados na instalação.

O próximo passo, é começar a fixar o papel de parede e cuidar para não formar bolhas. Para finalizar, recorte em tomadas, interruptores e sobras. E pronto!

Pintura de paredes

Realizar a pintura de paredes é outra tarefa simples. Uma dica importante é que a parede precisa estar nivelada, sem rachaduras e sujidades. Faça os reparos necessários e não se esqueça de lixar a parede.

Antes de começar a pintura, forre com jornal, papelão ou plástico todo o chão e móveis do ambiente. Passe fita crepe nas bordas das parede com a janela, porta e rodapé para não borrar. Adquira os materiais necessários para a pintura e a tinta. Prepare a tinta de acordo com as instruções da embalagem. Despeje em um recipiente, passe o rolo na tinta e retire o excesso no próprio recipiente.

Aplique em toda a extensão da área a ser pintada e faça quantas demãos forem necessárias para um resultado uniforme. Com a ajuda de um pincel passe nas bordas ou em áreas mais difíceis. Espere secar e pronto!

Desentupir pias

Consertos domésticos: 5 reparos que você mesmo pode fazer!
Foto: Envato Elements

Para desentupir pias e vasos sanitários, primeiro você enche a pia de água e depois realize as manobras com o desentupidor. Isso soluciona problemas simples de entupimento. Caso não dê certo, faça uma mistura de uma xícara de sal com uma xícara de bicarbonato de sódio, e acrescente a água fervente. Despeje no ralo a mistura e espere alguns minutos.

Uma última opção é desenroscar o sifão. Desrosqueie o sifão, que é a parte que fica logo abaixo do ralo, retire toda a sujeira presa nele e rosqueie novamente no lugar.

Esses são os consertos domésticos que você mesmo pode realizar na sua casa. Seguindo as instruções é possível executar todas essas manutenções do seu lar e deixar tudo em ótimo estado. Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com seus vizinhos!

Compartilhe:

Escrito por Mariely Del Rey

Sou publicitária especialista em Moda, Mídia e Negócios. Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Ver todos os posts de Mariely Del Rey →
curso de customização de camisetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

tenha esperan04a