Atividades lucrativas de moda e artesanato

Apostar na venda de produtos artesanais de moda é uma boa forma de garantir renda extra, seja sua dedicação exclusiva para essa atividade ou não.

Essas mercadorias de produção manual ganham cada vez mais espaço no mercado e hoje veremos quais artesanatos são lucrativos.

Afinal, considere que há uma infinidade de produtos artesanais. Eles podem se destinar à decoração, à moda ou mesmo a utilidades domésticas. Da mesma maneira, admitem materiais diversos.

Assim, caso você se interessa em usar as suas habilidades manuais para ganhar renda extra e lucrar na internet, continue lendo e confira uma lista com os principais produtos promissores no mercado. Com isso, você já sai na frente e aumenta as chances de sucesso.

Atividades lucrativas de moda e artesanato
Foto por Blogueira Bia Franco

O que é considerado artesanato?

Antes de vermos quais são os produtos que levam a alcunha de artesanais é preciso entender o que os fazem ser assim considerados ou não. Artesanato requer o trabalho manual.

Assim, a matéria-prima é natural ou há a presença de um artesão. Por isso, para facilitar, considere que são todas as mercadorias que são feitas manualmente por alguém. Igualmente, aquelas que o próprio produtor as vende diretamente ao consumidor final.

Por que apostar na venda de artesanato de moda?

As mercadorias artesanais têm conquistado cada vez mais espaço no mercado. Há aumento constante do interesse do público em comprar com quem realmente produz aquele produto e isso possui inúmeros motivos.

Primeiramente, uma peça artesanal é, também, única ou encontra poucos exemplares parecidos. Mas geralmente não terá uma correspondência 100%, o que a torna rara. Isso, por si só, atrai a atenção do público que busca exclusividade.

Atividades lucrativas de moda e artesanato
Foto por Transforme-se em Você

Outro ponto interessante é que existe uma atenção quanto ao papel social do consumo, de quem se compra e como se compra. A soma disso levou uma boa parcela dos consumidores a valorizar os pequenos produtores e comércios.

Com isso, há a valorização de produtos que são feitos por pessoas e não por máquinas. Da mesma maneira, o consumidor sabe em quem o dinheiro chega e se sente mais próximo daquela mercadoria.

Um bom exemplo é que no ano passado vimos a moda tye-dye voltar com tudo. Ela corresponde a peças com manchas coloridas e podem ser feitas em casa. Contudo, muitas pessoas querem apenas ter algo com “cara de feito em casa”, mas não ter o serviço que isso demanda.

Diante disso, surgiu um forte mercado de pequenos comércios especializados na criação de peças tye-dye. E é claro que isso não se limita apenas ao mercado têxtil. A decoração, auto cuidados e os acessórios da casa também admitem artesanatos inúmeros.

Assim, concluímos que o mercado dos artesanatos é uma ótima forma de trabalhar e lucrar. Além disso, você não precisa se limitar a uma loja física ou necessária tê-la. A internet é um ótimo espaço para a venda desse tipo de produto.

Quais são os tipos de artesanato lucrativo?

Pois bem, diante dessa pluralidade de produtos e nichos que admitem o artesanato e a produção manual de serviços, quais são os melhores? Separamos para você uma lista, abaixo.

Com ela você pode direcionar os seus esforços e ganhar dinheiro produzindo suas mercadorias em casa. Antes de a conferirmos, contudo, vale lembrar que muitas delas demandam cursos e conhecimentos prévios.

Peças de tricô ou crochê

Sai ano e entra ano e o tricô e o crochê continuam em alta. Não é a toa que todos os anos nos deparamos, dentre os trendys do verão, os biquínis de crochê. Igualmente, o inverno também dá espaço pra peças feitas com tricô, como cachecóis, blusas e cardigans.

Por isso, produzir e vender peças de tricô ou crochê são ótimas formas para lucrar. Elas compõem, portanto, o nosso primeiro item de artesanatos de moda que podem ser vendidos.

Atividades lucrativas de moda e artesanato
Foto por Dicas de Mulher

Considere que são inúmeras as peças que permitem produção por essas técnicas. Além das que citamos acima, considere também croppeds, shorts, vestidos, quimonos, etc.

Veja também: gráficos e receitas de biquinis de crochê

Customização de calçados e roupas

Ainda, a customização de peças também é uma ótima forma de fazer artesanato e ganhar dinheiro. Aqui, novamente, as possibilidades são inúmeras. Por exemplo, as sandálias e chinelos bordados são um mercado que está sempre aquecido.

Da mesma maneira, é possível aplicar tinta, acessórios, bordados e outros tipos de materiais que podem transformar uma peça e dar a ela uma nova vida. Uma das tendências atuais, aliás, corresponde justamente aos tênis e jaquetas pintados à mão.

Atividades lucrativas de moda e artesanato
Foto por Gazeta do Cerrado

Para isso, você pode tanto aplicar o serviço sobre uma peça que o cliente escolhe ou, então, criar coleções e deixar à disposição. Outra possibilidade é conceder a roupa e customizá-la sob demanda, o que evita o acúmulo de estoque e prejuízo.

Veja também: ideias de chinelos customizados

Acessórios de moda artesanais

São inúmeras as possibilidades de acessórios manuais que estão na moda. Para citar algumas ideias, podemos falar dos artesanatos com miçangas, como é o caso das bijuterias. Bolsas e ecobags artesanais, como as de tecidos ou de palha; chapéus e enfeites de cabelo, entre outras ideias, por exemplo.

Atividades lucrativas de moda e artesanato
Foto: Pexels

Por isso, são inúmeras as opções de artesanatos da área de moda em que você pode lucrar. Não deixe de considerá-las para abrir novas portas profissionais e lucrar na internet!

Compartilhe:

Escrito por Mariely Del Rey

Sou publicitária e pós-graduanda em Moda, Mídia e Negócios. Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Ver todos os posts de Mariely Del Rey →
curso de customização de camisetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

tenha esperan04a