Uma das etapas mais divertidas de começar um apartamento do zero é poder decorar ele todo. É aquele momento em que você pode planejar cada cantinho da casa nova do seu jeito, com toques especiais e particulares, da sala até o banheiro. Isso é muito importante, afinal, os cômodos terem a sua cara é o que fará você se sentir “em casa”, não é mesmo?
Além disso, a sua casa pode mostrar para os visitantes muito sobre você. Lembre-se, entretanto, que acima de tudo, ela precisa ser confortável e oferecer momentos agradáveis em qualquer situação. Personalizar é essencial, mas com itens de qualidade!
Em situações nas quais o apartamento é alugado, o assunto muda um pouco, pois normalmente existem alguns resquícios de decoração do próprio dono ou do antigo inquilino. Para que você esteja em casa, portanto, é necessário verificar o que pode ser feito para retirá-los de lá.
A mão de um decorador profissional é um gasto um tanto quanto alto com o qual nem todos têm condições de arcar. Não só isso, existem aquelas pessoas que gostam de decorar seu cantinho, o que é justíssimo. Para elas, separamos algumas dicas!
Escolha das cores
Decidir as cores das paredes deve ser algo diretamente ligado ao uso dos cômodos em que elas estão. A dica básica, no entanto, é não pintar todas as paredes da casa com cores muito vibrantes, pois pode cansar a vista somente pelo ato de circular entre os cômodos.
A aposta deve ser nos tons mais neutros e/ou pastéis. Deve-se sempre pensar em qual será a utilidade daquele cômodo em questão. Escritórios, por exemplo, pedem cores que estimulem o trabalho. Investir em paredes e móveis brancos pode gerar uma languidez indesejada na hora de realizar as tarefas.
Atenção à metragem dos cômodos
A ansiedade para comprar os móveis e cada item para a casa nova é enorme, mas antes é necessário ter alguns cuidados, como medir cada espaço e verificar o que cabe e o que não é viável.
Para derrubar paredes vale o mesmo conselho. Meça, entenda se é viável (ou necessário) e então faça. É possível até perder um pouco de espaço útil devido à disposição geral do apartamento ao reformar sem planejamento.
Desenhe uma planta baixa básica de seu apartamento com todas as medidas e leve para as lojas. Só então passe a decidir o que comprará.
Otimize seu espaço
Mesmo quando o apartamento não é grande, como é o caso da maioria dos empreendimentos lançados atualmente, a melhor maneira de aproveitar a decoração é investir em soluções que otimizem o espaço e “aumentem” o que há disponível.
Você pode, segundo o portal Agente Imóvel, encontrar formas para aproveitar o espaço e ainda deixar tudo mais bonito, como colocar uma cama baú ao orçamento do quarto. Outra ideia é customizar um item que já cabe perfeitamente no apartamento, assim evitará ocupar mais espaço.
Também são opções mesas retráteis, cadeiras dobráveis, ganchos e prateleiras por todo o local.
Nada deve ser definitivo
Algumas mudanças realizadas no apartamento podem ser vistas como definitivas e devem ser evitadas. Não só porque existe a possibilidade de o próprio dono não gostar do resultado, mas também pois um possível futuro inquilino pode também achar desagradável, e será responsabilidade do proprietário realizar a reforma para retirar.
Pense em possibilidades reversíveis, como papéis de parede e também pisos vinílicos removíveis. Dessa maneira você evita que o seu apartamento fique somente de um jeito, e poderá mudar sempre que desejar.