Decoração estilo industrial

Na década de 1950, o conceito de loft e estilo industrial nasceu em Nova York, uma maneira totalmente nova de conceber como fornecer uma casa. Desde então, milhares de antigos armazéns e gualpões foram recuperados e utilizados como habitações, reivindicando a beleza daquilo que até então era considerado apenas cinzento: as fábricas. Mas agora você provavelmente está se perguntando o que tudo isso pode tem a ver com seu apartamento ou casa.

Bem, saiba que mesmo que você não mora em Nova York nos anos cinquenta, e você não tem nenhum armazém antigo para se transformar em um grande loft, você não precisa desistir do estilo industrial … há muitas maneiras de trazer esse estilo de decoração para dentro de nossa casa!

decoração estilo industrial
Foto: Pixabay

Materiais e cores

Os materiais usados em móveis de estilo industrial são poucos, simples e essenciais. Para os móveis não se pode desconsiderar ferro e madeira, os pisos são em concreto polido ou madeira bruta e as paredes com tijolos aparentes ou concreto. A cor principal do estilo Industrial é, sem dúvida, cinza, combinada com preto, branco e vermelho tijolo.

decoração estilo industrial
Foto: Unsplash

Móveis com solda visível e lâmpadas seguem este esquema de cores. Sofás de couro, camas ou acessórios de decoração, como cadeiras, às vezes podem ser em cores vivas (vermelho, principalmente) para criar um forte efeito de contraste.

decoração estilo industrial
Foto: Unsplash

Tudo à vista

Estilo industrial não esconde, revela. Vigas, canos, tijolos e assim por diante. Se escolhemos esse estilo em qualquer cômodo da casa, devemos lembrar de sublinhar todos os aspectos estruturais que qualquer outro estilo teria tentado esconder.

Mesmo os móveis fogem da perfeição dos móveis em série e deixam a luz destacar as soldas e imperfeições da pintura.Este espaço comercial transformado em um loft conseguiu usar bem todas as estruturas do edifício e não esconder o que deveria estar dentro: instalações elétricas e ar condicionado.

Além disso, a cozinha é em aço inoxidável, combinada com prateleiras de madeira: estes materiais são de fato essenciais em um ambiente industrial.

Decoração estilo industrial
Foto: Unsplash

Viva o cinza

Se houver uma cor que nunca deve faltar em nosso estilo industrial, a casa é cinza. Móveis ou lâmpadas feitas de material metálico lembram o mobiliário industrial por excelência, mas também os tecidos para o sofá ou a cama podem cumprir essa função, se em cinza. Essa cor, o protagonista indiscutível, pode ser combinada, mesmo com bege, branco e preto.

decoração estilo industrial
Foto: Unspah

Mas se quisermos colocar um pouco de cor em contraste, podemos sempre fazê-lo com uma peça de mobília que esteja fora da faixa de cores dominante, como o sofá vermelho que sempre se destaca na sala.

A importância da luz

A palavra-chave nesses espaços é, na verdade, uma grande contribuição da luz natural, filtrada por grandes janelas com molduras tão simples quanto possível do ponto de vista estético. A luz é de fato muito importante nesse tipo de estilo, porque consegue aliviar a atmosfera, já que elementos como móveis de metal são muito pesados visualmente.

Se não tivermos a oportunidade de morar em uma antiga fábrica abandonada, poderemos encontrar outras formas de alcançar a iluminação industrial de nossos sonhos. É melhor procurar lâmpadas grandes e volumosas, como vemos em diversos lofts, principalmente os de Barcelona, que trazem luz para a sala e mantém o espírito industrial dos lofts de Nova York dos anos cinquenta.

decoração estilo industrial
Foto: Unsplash

Reciclando com perfeição

Uma visita às feiras e lojas de antiguidades é sempre uma boa ideia. Podemos encontrar muitos móveis de escritório, como mesas, armários farmacêuticos, que podemos reutilizar e alocar para novas funções em nossa casa.

Se quisermos recolocá-los, porém, é bom lembrar sempre de que o estilo industrial não se esconde, pelo contrário, exibe orgulhosamente suas feridas de guerra. Imperfeições na pintura, arranhões e e marcas do tempo são detalhes que se tem orgulho de mostrar.

Decoração estilo industrial
Foto: Pixabay

Mix criativo

Como as fábricas do final do século XIX coexistem com os palácios barrocos, o estilo industrial coexiste com qualquer outra decoração, e essa é de fato uma de suas principais vantagens.

Portanto, nas salas de estar, os tijolos aparentes, a mesa de metal e as lâmpadas industriais não colidem com a elegante lareira de mármore, por exemplo. Pelo contrário, esse toque anacrônico atinge um efeito muito especial na sala de estar, trazendo uma sensação de calor.

É verdadeiramente, um estilo em que você irá adorar e também vai ser muito mais fácil de realiza-lo!

Escrito por: Mariely Del Rey

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *