Costureira aprendiz: primeiras impressões e dicas

Olá gente, estou aqui novamente para contar minhas primeiras impressões sobre o curso que comecei a fazer de corte e costura na semana passada.

Vou confessar que achei que seria fácil aprender a costurar, mas não tem sido não! Sou uma das alunas mais atrasadas do curso, ainda não consegui terminar a primeira peça (uma regata simples) enquanto muitas outras alunas já terminaram! É que a maioria das alunas (sim, só tem mulher!) já tinha uma noção de costura, enquanto eu não sabia nadinha! Eu cheguei a comentar com minha mãe que é mais fácil eu aprender linguagem de programação (de computadores) do que aprender a costurar, mas minha professora disse que no começo é assim mesmo e que pra quem nunca mexeu em máquina, estou indo bem!

Tenho dificuldade em acertar a velocidade do pedal, eita pezinho pesado, mando ver! Quando vejo, pisei demais e daí a costura desanda mesmo!

Curso de corte e costura

Ainda não deu um mês de curso, mas já posso dar umas diquinhas para quem está pensando em fazer esse curso também:

– Tente aprender o máximo que puder sobre máquina de costura, se na sua casa não tem, tenta conseguir usar a de alguém, testar o pedal, treinar colocar a linha na agulha (são tantos passos!) e treinar costurar tanto em linha reta quanto curvas.

– Aprenda também sobre tecidos, é bom ter uma noção dos tipos de tecidos existentes antes para compreender melhor a costura. É bom saber sobre os tecidos também porque na hora de comprar você já sabe que tecido deve levar, qual tecido é melhor para determinada roupa e não vai cair em qualquer conversa de vendedora.

– Saiba que mesmo que seu curso for gratuito, como é o meu caso, você vai gastar um bom dinheirinho, porque a cada 3, 4 aulas, irá confeccionar uma nova peça. Então, tem sempre que comprar tecidos, linhas, viés, etc. Até o momento gastei um pouco mais de 50 reais (isto porque já tinha alguns materiais em casa). Mas na verdade não vejo como um gasto e sim como um investimento.

Para quem quer saber um pouco mais sobre corte, costura e modelagem, não deixe de ler esta dica de livro de costura.

No próximo post da seção Costureira Aprendiz pretendo mostrar minha primeira costura para vocês!

Ps. Quer aprender a costurar também? Faça um curso online de corte e costura!

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

4 Comments

  1. Oi Mariely!
    Sempre venho aqui no Customizando ver o que tem de bacana, mas agora que você começou um curso de corte e costura eu não pude deixar de comentar!
    Me lembro quando eu comecei a costurar, das primeiras aulas, quando eu não sabia nadica de nada na costura. Dá até uma saudade sabe!! Primeiro a gente costurava em papel, nada de sair costurando direto em tecido. Tinha que costurar bem direitinho sobre as linhas, e depois zigzags e círculos. A gente pisava e a máquina voava HAHAHHAHAHAH
    Mas depois a gente vai pegando o jeito e a máquina vira nossa melhor amiga mesmo! Você vai ver só! E quando olhar pra trás vai ver como as coisas evoluíram muitooo desde a sua primeira aula.
    De quebra, vou te falar que escrevo num blog sobre costura (www.clubinhodacostura.com) e lá sempre tem umas dicas interessantes pra quem costura, então vale a pena tu dar uma olhada, acho que muita coisa lá você vai aproveitar.

    Beijoos e boas costuras!

    • Oi Débora! Obrigada pelo seu comentário!! Fiquei muito feliz porque sempre leio seu blog, então meio que sou sua fã! As coisinhas que vc faz são lindas! 🙂
      Vou dar uma olhada nesse blog que falou sim, acho que vou precisar mesmo de muitas dicas! hahaha
      Bjins

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published