Como renovar bolsa com sobreposição

Às vezes temos aquela bolsa com o tamanho, comprimento, repartição perfeita, só que a estampa já está desgastada, não está tão na moda, e apesar de você gostar tanto dela já não quer mais usar.

A dica de hoje é justamente para te ajudar a ter essa bolsa perfeita por mais algum tempo, e é simples, apenas com sobreposição. Uma forma simples para quem quer customizar bolsa mas tem medo de estragar a peça que tanto gosta.

como-renovar-bolsa-estampa-estragada.jpg

Você irá precisar de:

  • Bolsa antiga
  • Tecido (de preferência algodão)
  • Tinta para tecido Acrilex ou caneta para tecido
  • Cola (cola quente ou a cola tudo)

A sobreposição é muito legal pelo fato de que você não precisa remover a estampa antiga, é só colocar outra por cima. Na maioria das bolsas o material usado para fazer a estampa é plástico ou algum tecido liso, então se você for utilizar tinta para tecido não haverá resultado pois a tinta não gruda.

Se sua bolsa tiver detalhes você tem que recortar o tecido no mesmo formato do detalhe.

como-renovar-bolsa-estampa-estragada-2.jpg

O melhor tecido para usar com tinta é o algodão, pois a aderência no algodão é perfeita, pois tecidos como malha, seda, tecidos lisos em geral não funcionam pois a tinta escorre e desfigura a imagem que você estava pintando. O tecido branco como fundo da estampa, dá um maior destaque no que foi pintado.

DIY como reaproveitar bolsa que estragou

Depois que recortou o tecido do tamanho certo e conservando a forma dos detalhes, faça a estampa que desejar, para uma melhor harmonização, utilize as cores das tintas baseando nas cores da própria bolsa, para não haver excesso de informação visual.

Depois que fez a estampa espere secar, utilizei a caneta para tecido para fazer o contorno nas cores mais claras e definir melhor a estampa.

Com o tecido seco é só passar cola na bolsa e ir colando o tecido. Cole parte por parte, pois assim você consegue encaixar melhor o tecido nos detalhes e para haver uma melhor aderência do tecido na bolsa.

Bolsa com sobreposição finalizada :

como-renovar-bolsa-estampa-estragada-4.jpg

Confira o antes e depois da customização:

como-renovar-bolsa-estampa-estragada-5.jpg

Espero ter ajudado, um beijo e até a próxima!

author avatar

Sarah Jéfer Luz, 21 anos, colunista mensal do Jornal Estrondo (Tocantins). Técnica em Meio Ambiente. O universo das customizações tenho desde criança, mas após convívio em meio alternativo, o lado criativo foi ainda mais despertado! As emoções positivas sempre me influenciam nas criações. Hoje tenho renda extra com meus trabalhos artesanais e customizações.

6 Comments

    • Olá Regina. Muito obrigada é o que eu amo fazer, então sai muito natural e obrigada por comentar!
      Um beijo e até a próxima!

  1. Pingback: Como recuperar alça de bolsa | Customizando - Blog de customização de roupas e decoração

  2. gostei muito, pois tenho varias bolsas que estão soltando os pedaços de couro,vou tentar fazer uma customização.
    obrigada.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published