Presépio de Natal

Confira neste post tudo sobre o presépio de natal: sua história e origem, o significado e ideias para fazer em casa.

Presépio de Natal

Presépio de natal: história, significado e dicas

O natal é um tempo muito especial em nossa vida, é nesse momento que nós refletimos sobre os vários acontecimentos do ano, reunimos a família e decoramos a nossa casa. Os presépios são uma das decorações que mais marcam essa época, e para te inspirar ainda mais, neste post nós vamos te contar um pouco sobre a história do presépio de natal e o seu significado.

Separamos também várias dicas lindas para você que quer montar um presépio inesquecível aí na sua casa. Com certeza depois desse post, esse momento vai ser ainda mais especial e repleto de valores.

A importância e o significado do presépio

Presépio de Natal

Em muitas decorações de natal o presépio é a atração principal. Tudo isso graças à importância que ele tem em nossa vida.

Tudo começou a muitos e muitos anos atrás quando Maria foi a escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Toda a cena que o presépio retrata aconteceu em Belém, em meio a um estábulo, lugar único, simples e acolhedor para Jesus nascer.

O presépio nos lembra de um Salvador, dando total significado ao natal e a todos os sentimentos nobres, como o amor, a caridade, o perdão e a simplicidade.

Você já parou para pensar nessa importância? Continue com a gente e acompanhe um pouco da história e do significado do presépio.

Conhecendo um pouco mais sobre a história do presépio

O primeiro presépio foi feito por São Francisco de Assis em Greccio, na Itália, no ano de 1223. Tudo começou com um pequeno questionamento de São Francisco que queria demostrar a todos de uma maneira simples e fácil, como foi o nascimento de Jesus.

Com esse pensamento, surgiu a ideia de montar uma representação da cena do nascimento em Belém. Para isso São Francisco utilizou argila e fez alguns bonequinhos para Marisa, José e Jesus.

A cena ganhou o coração das pessoas e cumpriu com o que São Francisco esperava se popularizando entre todos como um importante símbolo do nascimento de Jesus, ganhando primeiro um lugar nas igrejas e na sequência um espaço especial na casa de várias pessoas.

Presépio de Natal

As figuras do presépio e algumas curiosidades

Algumas figuras foram inseridas no presépio com o passar do tempo, acrescentando ainda mais significado e curiosidades para essa decoração especial:

  • Menino Jesus: é o Filho de Deus e Salvador do mundo
  • Maria: a mãe de Jesus
  • José: pai adotivo de Jesus
  • Estábulo: ambiente onde os animais são guardados ao anoitecer, segundo a bíblia esse foi o único lugar que Maria e José conseguiram parar para descansar durante a noite
  • Manjedoura: lugar onde Jesus foi colocado logo após o seu nascimento
  • Os animais: um presépio é composto por diversos animais como os burrinhos, os gados e as ovelhas, ambos simbolizam a simplicidade do lugar que Jesus nasceu
  • Estrela de Belém: a estrela de Belém anuncia a chegada do Salvador aos três Reis Magos, levando cada um deles até o estábulo onde Jesus estava. Atualmente ela aparece no topo do presépio ou na árvore de natal, fazendo o mesmo papel de antes: anunciando o nascimento de Jesus
  • Três Reis Magos: esses Reis eram considerados sábios e representavam diferentes povos. Cada um deles foi guiado pela estrela de Belém até o estábulo, onde eles entregaram presentes muito especiais ao Menino Jesus

Presépio de Natal

O significado dos presentes dos Três Reis Magos

Confira agora quais foram os presentes especiais, repletos de significados e simbolismos espirituais que os Três Reis Magos levaram até o estábulo que Jesus nasceu:

  • Ouro: representa a realeza e um dos principais presentes que os reis ganhavam
  • Mirra: a mirra era usada para fins terapêuticos ou para embalsamar os corpos, sendo também um dos presentes que os profetas costumavam ganhar nessa época. Nesse contexto ela também pode representar o martírio, a morte e a imortalidade de Jesus
  • Incenso: representa a fé e a espiritualidade, antigamente a fumaça dos incensos queimados nos templos simbolizavam as orações subindo aos céus

Para deixar o presépio ainda mais personalizado, algumas pessoas colocam esses três presentes na decoração, um detalhe que faz toda a diferença e traz um significado lindo para a cena.

Os tipos de presépio

Existem diferentes tipos de presépios, cada um deles pode ser escolhido de acordo com os gostos pessoais e o estilo do morador da casa. Acompanhe algumas ideias e escolha o seu presépio predileto:

  • Presépio tradicional: esse tipo de presépio é feito com argila, semelhante ao primeiro presépio feito por São Francisco de Assis
  • Presépio com detalhes pratas ou dourados: ideal para decorações elegantes, esse tipo de presépio possui detalhes que encantam e esbanjam sofisticação ao mesmo tempo em que relembram a todos o nascimento do Menino Jesus
  • Presépio de Amigurumi: moderno, fofo e delicado, o presépio feito com amigurumi de crochê é muito criativo e encanta tanto as crianças quanto os adultos

Mas a verdade é que você pode criar um presépio com o que você quiser! Para conferir mais dicas, veja o nosso post de presépios diferentes e criativos. Com certeza você vai ter ótimas ideias para decorar a sua casa de uma maneira única.

Presépio de natal: faça você mesmo

Quer aprender a fazer um presépio de natal fácil e rápido usando vasinhos? Confira esse vídeo muito legal do canal Pense e Decore, separe os seus materiais e faça você mesmo!

Para decorar o presépio, você pode usar suas cores prediletas ou ainda escolher uma única cor, deixando tudo ainda mais harmônico.

Use o famoso pisca-pisca, glitter, palhas e bolas de natal para dar o acabamento. Neste momento a criatividade que comanda todo o passo a passo, assim o seu presépio vai ficar muito lindo e autêntico, combinando perfeitamente com a sua decoração de natalina.

Olha só essa ideia fantástica do canal Arte com Edisandro. Ele criou um presépio usando palitos de picolé, muito criativo!

Comente aqui o que você achou da história do presépio! Você já conhecia todos esses significados? Você costuma montar um presépio na sua casa? Nós queremos saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *