Formas de envelhecer madeira

Olá pessoal! Bom essa semana trago algumas formas de envelhecer madeira, pode ser aquela sua peça pequena como também um móvel grande. Também poderá ser uma peça crua ou já colorida. Vamos lá então? Bora!

Observação: em qualquer situação tanto na madeira natural quanto na peça já pintada devemos lixar a peça toda pra depois aplicar qualquer um dos métodos abaixo. Quando a peça está pintada você vai lixar até q fique do seu gosto, mais desgastado estilo demolição ou menos.

A primeira forma de envelhecer madeira é bem acessível com materiais que todo mundo tem em casa que é palha de aço e vinagre de maçã.

É muito simples: só precisamos deixar a palha de aço por 24 horas dentro de um pouco de vinagre e depois aplicar na madeira. Essa mistura solta um cheiro ruim então dou a dica pra vocês tamparem o recipiente onde farão a mistura. Abaixo o resultado do envelhecimento por esse método.

Agora vamos usar o betume, que é um tingidor e você pode envelhecer sua peça com e também tingir peças muito claras. O tingimento só pode ser feito em peças cruas na madeira ou quando foram lixadas até sair totalmente a tinta.

Bom para envelhecer com betume podemos usa a goma laca e a cera incolor. Para a goma laca é só misturar betume e aplicar, mas deve-se dosar e ir testado o tom que você gostaria de ter pois o betume é bem escuro e pra errar a mão no tom é muito fácil.

Com a cera é o mesmo procedimento: apenas misturar os dois, nesse caso a cera precisa ser em pasta e incolor e o que você vai precisar é de um pincel e uma flanela limpa. Com o pincel você vai aplicar a cera e logo depois passar a flanela limpa para tirar o excesso e deixar no tom que você quer, mais ou menos escuro. Com a cera a madeira vai fica bem lisa e depois se quiser pra manter por mais tempo esse efeito sugiro passar seladora de madeira pra não sair tão fácil o efeito.

Outro recurso é a Anilina salisil na cor nogueira escuro, eu uso esse tom, mas tem outros e conforme o gosto, mais escuro ou mais claro, vai da preferência de cada um. A diluição a Anilina vai ser: 2 litros de álcool pra 1 pote de 12 gramas de anilina. A mistura é fácil e é só passar, esperar secar e dar outra demão caso não tenha ficado da cor desejada. Pode ser usado um pano/ tecido como também pincel largo.

Bom espero eu tenham gostado das dicas e truques para dar aquele up nos moveis em casa mesmo. Por hoje é só boa semana e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

(*) Requerido, não aparecerá para ninguém