Decoração de Natal para apartamento: confira dicas sustentáveis

Foto: Shutterstock

Com a proximidade do Natal, as lojas de decoração se enchem de luzinhas e adornos em vermelho, verde e dourado. Em Curitiba não é diferente, e as pessoas começam a lotar os comércios em busca de novos enfeites para deixar a casa estilosa, elegante e aconchegante para receber a família. Uma dica para deixar seu apartamento em Curitiba com um visual único é reutilizar.

Reciclar materiais, além de denotar consciência ambiental, pode personalizar seu espaço, já que é tudo feito por você. Por isso, em vez de sair das lojas com inúmeras sacolas com produtos iguais aos de todo mundo, confira nossas dicas para decorar seu apartamento de forma sustentável.

Decorar apartamento exige planejamento

Antes de sair transformando o que você não usa em árvores de Natal, estrelas e anjinhos, é bom observar os espaços da sua casa. Como, em geral, os apartamentos possuem espaços mais limitados, é importante você planejar as áreas livres para sua decoração ou quais locais podem ser liberados.

Não se esqueça de que nem tudo precisa ficar no chão do seu apartamento. Invista em pingentes e enfeites de parede que podem deixar sua casa linda sem comprometer as áreas de circulação.

As prateleiras e estantes também são um bom espaço para sua decoração natalina, então veja quais objetos podem ser retirados para darem lugar ao que remete ao bom velhinho.

Lâmpadas queimadas podem ser muito versáteis

Sabe aquelas lâmpadas incandescentes que hoje são poucos usadas? Elas têm um formato arredondado e amigável que pode se transformar em diversos enfeites para sua casa.

Uma ideia é você pintá-la de branco e decorar o objeto como se fosse um boneco de neve. Deixe a lâmpada de ponta cabeça e faça os olhinhos e o nariz com caneta permanente. Você pode amarrar um fio de costura ou um barbante na parte de encaixe da lâmpada e pendurar na sua árvore de Natal.

Se você preferir, pode pendurar em pregos distribuídos pelas paredes para deixar o ambiente divertido.

As lâmpadas queimadas também podem virar pinguins ou renas bem divertidas usando a mesma técnica. Coloque a mão na massa, faça a criatividade aflorar e crie rostinhos alegres para animar o ambiente. Além de a dica evitar o descarte de lixo desnecessário, ela também pode enredar um momento gostoso em família.

Jornais e revistas como base para sua decoração

Não importa se você já está estabelecido em uma casa ou se está em busca de apartamentos para alugar em Curitiba: todo mundo tem uma pilha de papéis e revistas velhas que estão mofando no armário, não é mesmo?

Em vez de jogar tudo fora, use os jornais e revistas para criar itens incríveis de decoração. Os artesãos de mão cheia podem fazer quase qualquer coisa com papel machê. Essa técnica permite que sejam moldados os mais diversos formatos, basta ter um pouquinho de paciência e habilidade.

Para fazer o papel machê, corte as folhas de jornal em tiras e deixe-as mergulhadas em uma mistura com duas partes de cola branca e uma de água. Mexa tudo para que vire uma massa homogênea.

Depois disso, você pode modelar o papel machê como quiser. Para ajudá-lo, você pode utilizar objetos como molde para o que quer fazer. Uma dica para os iniciantes é passar a massa em uma bexiga cheia e deixar secar. Ao final, você pode pintar e fazer um lindo Papai Noel, por exemplo.

Abuse de materiais que podem dar um charme a mais à sua criação, como retalhos ou pedaços de pelúcia para fazer o bigode. O gorro pode ser feito com o rolo interno de um papel higiênico.

O papel também pode virar um lindo anjinho para ser pendurado na árvore de Natal. Dobre páginas de revista para formar um leque e transforme-o na túnica do enfeite. Você pode decorar com cola colorida e glitter.

A cabeça pode ser feita com a tampa de uma garrafa pet e as asas com papelão branco. Para unir as partes, utilize cola branca ou quente. Você pode fazer de diversos tamanhos e de cores variadas. As opções são infinitas!

Gravetos e sobras de madeira dão ar rústico ao ambiente

Quem nunca passou na frente de uma construção e viu pilhas de paletes à espera de um caminhão de entulhos? Toda essa madeira pode virar sua próxima árvore de Natal, sabia?

Para criá-la, você pode separar as ripas e cortá-las em diversos tamanhos. Deixe o maior pedaço de madeira para ser a base da árvore e diminua até que ela se forme, de modo triangular.

Você não precisa fixar uma ripa na outra. Uma ideia é colá-las na parede com fita dupla face e, depois, decorá-las como quiser. Utilize tinta verde, se for mais tradicional, ou mantenha a madeira na cor natural para conferir um ar rústico à decoração.

Você pode colar bolinhas natalinas ou usar caneta permanente para deixar o item com a sua cara. Chame as crianças, se quiser que a árvore fique colorida e divertida. Elas vão adorar ajudar!

Os gravetos também são uma boa ideia para formar sua próxima árvore. Junte uma boa quantidade deles e disponha-os até que a árvore se forme. O bom é que eles são fáceis de achar e a mistura de cores diferentes da madeira podem dar o toque final. Mantenha sempre um graveto maior na vertical para ser a base da árvore.

Depois de tudo pronto, não se esqueça de iluminar a casa. Use lâmpadas LEDs, que consomem menos energia, e guarde suas criações para o próximo ano.

Reutilizar e reciclar materiais, além de ser tendência, é uma atitude ambientalmente correta. Com jeitinho, o que poderia ir para o lixo vai se transformar em itens elegantes e personalizados para seu apartamento. Use e abuse da criatividade e seja ambientalmente consciente.

Se você tem um apartamento ou busca por imóveis em Curitiba, coloque a mão na massa e impressione sua família nesse Natal. Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e incentive a criatividade de mais pessoas!

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

(*) Requerido, não aparecerá para ninguém