Customização

O que é Customização?

Customização é o ato de transformar uma peça de roupa em outra. Mudar a cara da roupa, dar outros ares.

Sabe quando você abre o guarda-roupa e não sabe o que vestir? Quando você já está enjoada de todas as suas roupas? Antes de fazer um rapa no armário e doar todas as peças pense bem em fazer uma customização. Isso mesmo! Com alguns itens, tintas, tesoura e uma boa dose de criatividade você pode transformar modelos velhos em novos, peças sem graça em peças cheias de charme!

Vantagens da Customização

– Baixo custo – sai muito mais barato transformar um look usado em um novo.

– Peças exclusivas: na customização a estilista é você! Ninguém vai ter uma blusinha como a sua porque você deu um toque só seu!

– Aproveitamento de roupas usadas como por exemplo aquela calça jeans que você adora mas que rasgou com aquele tombo, ou a roupa usada da sua prima que você não quer que ninguém saiba que ela repassou pra você!

Que roupas posso customizar?

O que você quiser! Desde camisetas básicas até vestidos de formatura, não se esquecendo que também é possível mudar bolsas e tênis do tipo All Star.

Importante: Se você ainda não tem experiência com a customização comece fazendo pequenas mudanças fáceis, até você ir pegando o jeito da coisa e confiança em seu estilo de criar. Deixe grandes mudanças para quando você estiver acostumada. Vale pedir auxílio de alguém que entenda um pouco de costura, ou se for o caso leve a roupa em uma costureira e diga tudo o que você quer que ela faça na roupa.

Peças fáceis para começar:

Não tem erro, comece com uma camiseta branca. É a melhor opção para você começar a criar. Você pode cortar as mangas, diminuir o comprimento, mudar o decorte, pintar um desenho com tinta para tecido ou canetas para tecido, fazer tie-dye, bordar ponto-cruz, bordar pedrarias, aplicar botões, aplicar rebites, retalhos, fuxicos ou cordões.

Ótimos links sobre customização:

Revista Manequim

Como customizar camiseta e abadá

Revista Faça Você Mesmo

Definição no Wikipédia

Você costuma customizar suas roupas? Deixe um comentário sobre isso, vamos trocar idéias!

54 Comentários

  1. Boa Noite. alguém pode mim ajudar? quero entrar no ramo de customização em chinelos. mas não conssigo encontrar um tipo de matéria prima chamada de base circular p/ chinelo. Ela substitui a parte de baixa da correia.

    • pegue fita ede cetim e enrole no lugar onde bota os dedos e ao seu redor.cole na ponta a fita de com cola quente e vai colando só nas pontas.coloque enfeites de flores,laços,borboletas,e outros enfeites lagais criados até por você mesmo,como laços de fita de cetim.nem todo chinelo precisa de base circular na correia,em vez dele bote enfeites e enrole com a fitAa de cetim.

    • @Isabela Rinke, Vc pode customizar cm qualquer objeto que sobre na sua casa,pedaços de tecido,feltro,fitas,botões e outros e só ter uma ideia inicial e adaptar aos seus materias
      Espero que eu tenha ajudado

  2. gostaria d saber onde compro pela net tachinhas pyramd..
    ded ja brigadinha maei o site

  3. Eu vivo customizando…tudo…amo!!!!
    Parabéns pelo blog!!
    Levei seu link…não quero perder de vista!
    Sempre que der estarei por aqui!!
    Beijo grande e dias abençoados!!

  4. Pingback: Dê vida nova ao que quiser « Samba & Queijo

  5. Ah Passei pra dizer ke adoreei o sitee mttuu msm
    ee pra dizer ke poderiia passar mais matériias sobre all-star, mais idéiias de customização ee técnicas faceiis ee originais.
    Tbm Passei pra avisar,ke logo logo eu mando pro site uma costumização ke eu fiiz, baseadoo amis ou menus na sua matériia ee esperoo ke vc gostee 😉

    Bjkss

  6. Ola

    Sou de uma empresa esportiva e estou a procura de uma pessoa que faça customização em chuteiras de futebol. A customização seria inserir o nome do jogador na chuteira, Normalmente as chuteiras são em couro ou material sintético. Caso haja algum porocesso ou profissional que saiba fazer isso, por favor entre em contato.

    Obrigado Anderson

  7. Ameei o seu site. me deu varias ideias de customização. mas eu queria saber como posso customizar roupas com tule. acho lindo, mas não faço ideia do que fazer.

    brigadin* 🙂

  8. Pingback: Material Complementar-41/Customização « Blog Educacional Ressurreição – Ed. Artistíca

  9. Eu não tenho experiencia com customização,porem,sou muito criativa e meu sabe costurar,ele é um artista desde seus 9 anos e ele adora me ajudar a ter mais estilo. Eu queria saber como eu posso ajudar uma amiga minha que quer ser estilista,mais não costura muito bem,ela desenhou um vestidinho que é a minha cara. Mais ela não consegue costura-lo e meu irmão não quer ajudar. Eu mando fazer o vestido?Qual é o valor estimado para um vestido medio de tecido simples e sem nenhum detalhe dificil?

  10. Um help please! Gente, comprei um vestido preto basiquissimo, nada a ver comigo. Pensei em deixar mais soltinho embaixo abrindo as costuras laterais e colocando um outro tecido com umas tachas. Claro q eu não sei fazer isso. Aceito qualquer sujestão. Me ajudem por favor!

  11. Conheço o blog a uns dois meses e já custumizei uma blusa e o meu all star velhinho adorei num consigo mas parar de usar!!
    (E estou mostrando o blog pra muitas amigas de Petrópolis RJ,já que sou daqui)
    Parabéns pelo blog,Beijos **_*
    Roberta.

  12. Oii, vc poderia fazer vídeos ensinando, adoro seu site, porém sou meio atrapalhada e as vezes n consigo fazer tudo!

  13. Adorei o site , muito bom ! Fiz o lenço que está ai como modelo , deu super certo , vou ve se consigo enviar alguma foto! Beijos
    Continue assim 🙂

  14. Adoreiii seu blog amei as dicas…
    Costumisei um short boy friend
    desfiei e ele ficou vintage
    depois posto fts!

  15. quero dicas como customizar meu sapatenis gosto muito dele e queria modificalo se puder me ajudar fico grato quero algo discreto mais diferente.

  16. Olá tenho um casaco que manchei com tinta para cabelo no peito mas adoro ess casaco e não gostaria de jogar fora se me puder ajudar com algumas dicas adoraria 🙂

    Beijos
    ADOREI O BLOG 🙂

  17. Pingback: Moda social: meninas consumistas também podem! | Pipoca, Pimenta e Poesia.

  18. adorei esse site pois sou costureira e adoro modificar roupas quanto mais dicas informaçoes melhor pra fazer peças unicas bonitas e diferentes amei adorei encontra tudo sobre esse trabalho espero receber mais dicas de customizaçaO DE ROUPAS.

  19. Eu tentei customizar meu all star rosa, ele ficou velho e desbotado então tive a ideia de pinta-lo com tinta pra tecido lilás e pintar o orifício que passa o cardaço com esmalte preto!Conclusão: Ficou uma merda e tô me sentindo uma inútil o que Faso?!?!

  20. Oi sou eu de novo Stephani, vim dizer minhas nvds sobre o tênis de começo ficou ruim mais agr ele tá lindo! Obrigado pelas dicas gostei muito… É bom vc ver uma peça customizada por vc mesmo dá até orgulho!!! Vi o post sobre all star com gliter e tô pensando em mudar um cinza que tenho tbm… Obrigada pelas dicas amo o blog visito quase todo dia. Se eu customizar meu outro all star mando fotos!
    Parabéns pelo blog… “BEIJINHOS” s2 S2 s2

  21. olá!gostei muito do seu blog,mas eu não tenho muito talento pra customizar algo.
    Gostaria de saber se vc pode me ajudar,minha mãe tem um vestido preto que não usa mais e eu peguei pra mim,mas ele é longo e eu não gosto de vestidos longos além disso ele é muito simples.Será que vc tem alguma ideia que possa me ajudar a dar a criar um novo estilo pra esse vestido?

    • Oi Valmira, desculpa a demora pra responder seu comentário! Corta o vestido na altura que você quiser e se gostar, prega uma renda na barra para fazer o acabamento. Ou então usa tachinhas que estão super na moda para criar alguns detalhes na parte superior do vestido. Bjo!

  22. Pingback: Bem vindo ao Blog Pessoal » Blog Archive Customização » Bem vindo ao Blog Pessoal

  23. Olá e parabéns pelo blog!
    Tenho um vestido tubinho,preto curto que já estou enjoada, então pensei porque não mudá-lo?
    Pensei em comprar um tecido de paetê (prata e preto lindo!) e fazer uma ‘ barra’ jå que acho que ele está meio curto mesmo. Mudaria a carinha dele e daria um toque chic.
    O que vc acha?
    Abs,
    Val

  24. Oii..preciso de uma ajuda estou fazendo um trabalho cientifíco.na escola, preciso de algumas fontes.
    *Como realmente surgiu a Customização?
    O que vc poder me ajudar ..vou ficar muiito grata..
    ^.^
    bjus luuh

  25. Ola, td bem? Preciso de ajuda, tenho um vestido longo de cetim, comprei prá ser madrinha de um casamento, mas não vou usar mais, o que você sugere que eu faça? Me de uma idéia prá ficar mais simples, prá eu poder usar. Obrigada. Bjs

  26. ola a todos,
    eu moro na espanha e queria saber se no Brasil tem muitas empresas de costomizaçao de chuteiras,antes o senhor Anderson Santos estava perguntando por uma.
    Alguem pode me ajudar.

    obrigado.

    • Desconheço desvantagens, vejo só benefícios kkkkkk
      Brincadeiras à parte, você pode entender como desvantagem se a pessoa não souber fazer a customização, ela pode não gostar do resultado da peça. Se não dominar as técnicas que quer fazer pode perder a roupa ou objeto. O comércio/indústria também sai perdendo um pouco porque as pessoas vão reaproveitar o que já tem em casa ao invés de comprar algo novo. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

(*) Requerido, não aparecerá para ninguém