Customização e economia

A situação econômica do Brasil não está as mil maravilhas e isso não é novidade para ninguém. As taxas de juros estão lá em cima, a inflação está estourando, o dólar segue em alta crescente e os salários não acompanham o aumento de preços descontrolado. Soma-se a isso as despesas de fim de ano com viagens, presentes de natal e pagamento de dívidas. Realmente não sobra dinheiro para quase nada!

É muito importante que, nesses períodos, mais do que em quaisquer outros, você aprenda a controlar os gastos e a reutilizar materiais que ainda estão bons, em vez de jogar fora e comprar novos. Por isso, separamos duas dicas de como economizar dinheiro.

Customização e economia

1. Customização

Segundo o dicionário online informal, customizar significa “alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém”. Essa prática pode evitar muitos gastos e transformar coisas simples em objetos que combinam com você.

A customização é boa opção para quem precisa de roupas novas, mas não quer – ou não pode – gastar no momento. Sabe aquele vestido que você comprou porque estava na moda, mas nunca usou? Ou aquela calça que não serve mais? Saiba que tudo isso pode ser reaproveitado! O vestido pode virar um macacão e a calça jeans pode virar um short. Você pode customizar suas roupas em casa, mesmo sem habilidades em costura ou contratar o serviço por um preço bem acessível.

Para quem tem filhos, customizar material escolar também vale muito a pena. Às vezes as crianças querem material novo, mas se ele está em bom estado, não há razão para trocá-lo. Experimente customizar as capas dos cadernos ou então as mochilas das crianças, por exemplo.

Vale ainda usar a customização para ganhar um dinheiro a mais, já pensou em ganhar dinheiro com customização? Sim, isso é possível, leia o post 5 maneiras de ganhar dinheiro com customização de roupas para se inspirar.

2. Simplesmente, economize dinheiro

Antes de comprar qualquer coisa, pare e pense “eu PRECISO disso?”. Evite passear em shoppings e entrar em lojas. Tente ficar uma temporada sem comprar roupas, só usando o que já tem em casa, para isso, tente combinações diferentes, use as roupas de um jeito que nunca usou. Troque roupas com suas irmãs ou amigas. Faça mais programas caseiros. Evite comer em restaurantes nos finais de semana. Compre usando dinheiro vivo em vez de cartões, para doer mais no bolso. Se ganhar um dinheiro extra, guarde-o. Registre seus gastos.

Com o tempo, você perceberá que é fácil economizar dinheiro e evitar gastos, e que acumula dívidas apenas quem quer.

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published