Customização de bicicletas

A busca por um novo estilo de vida vem fazendo com que muitos brasileiros troquem seus hábitos com muita frequência. Com isso, a bicicleta passou de figurar apenas como um artigo de entretenimento e começou a ser levada como algo sério e, para alguns, até mesmo, como o único meio de transporte possível. Assim, nasceu também a necessidade de fazer algumas modificações nas bicicletas, sejam elas visuais ou estruturais.

Podemos citar aqui o movimento Cycle Chic que alia o ciclismo à moda. Este movimento visa promover a utilização de bikes como estilo de vida e meio de transporte ecologicamente correto nos grandes centros, sem contudo ser necessário associá-lo à prática esportiva.

Customização de bicicletas
Bicicleta customizada com várias cores – foto por Dora Doríssima

Há uma tendência de customizar as bicicletas para que elas apresentem o estilo de seus donos. A nova onda de customização já era febre na Europa, continente no qual o uso das bikes é incentivado pela sociedade. Elas podem ser feitas por encomendas, customizadas, alteradas ou montadas especialmente para o cliente com peças de diferentes marcas e modelos. A customização das magrelas é feita por pequenas oficinas e atinge os aficionados pelo objeto.

Customização traz à tona a personalidade do dono

Um dos motivos de se modificar uma bicicleta é dar a ela uma pitada de sua personalidade, torná-la mais radical, romântica, forte e, até mesmo, despojada – tudo feito pensando no cliente e para o cliente. Por exemplo, o banco inglês que se adapta ao corpo do ciclista é febre entre os customizadores, além de dar mais conforto para o usuário ele também melhora a performance na hora de pedalar, já que o acessório é um dos motivos de reclamação dos ciclistas.

Customização de bicicletas
Bicicleta personalizada com o nome do dono, proposta de Juri Zaech

As customizações podem chegar a mais de oito mil reais, principalmente quem quer dar mais potência à bicicleta. Além disso, é possível tirar as marchas e, até mesmo, o freio, pintar a bike também virou tendência, assim como a personalização do guidão, pedais e bancos, as correias também ganham cor e acessórios como bolsas, cadeirinhas de crianças e até cestas podem ser inseridas no projeto. O estilo retrô e vintage, inclusive, ganhou as ruas e vem fazendo a cabeça dos ciclistas em todo o país.

Customização de bicicletas
Bicicleta de oncinha – Dolce & Gabbana

Customização de bicicletas
Bicicleta desenhada por Agatha Ruiz de la Prada

Já para quem quer fazer a montagem completa com peças que vêm de várias partes do mundo, o tempo de espera pode chegar até a dois meses, e o preço ficar um pouco salgado. Dependendo da oficina procurada, também é preciso entrar em uma lista de espera, já que os pedidos de customização vêm crescendo significativamente.

Para saber mais:

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published