Como tingir jeans

Você quer aprender como tingir jeans? Não importa que jeans é, calça jeans, shortinho, camisa jeans ou jaqueta, o processo de tingimento é o mesmo. E é tão simples que tenho certeza que você dá conta de fazer aí, na sua casa! Aliás, é tão absurdamente simples e barato que você vai se perguntar por que nunca fez tingimento de roupa antes!

As pessoas querem tingir roupa por muitos motivos, recuperar uma roupa antiga, desbotada, disfarçar alguma mancha, dar um visual novo à peça, ou simplesmente fazer um charme e ter uma roupa diferente dos outros! Não importa qual seu motivo, pra todos eles, o processo é o mesmo, vamos começar? Por favor leia tudo atentamente que com certeza dará certo!

Este é o jeans que será tingido para este tutorial:

como tingir jeans

Para tingir jeans você precisa comprar dois produtos: Color Jeans e Fixacor, ambos da marca Guarany. Existem outras marcas, mas não tenho conhecimento se são tão boas, essa é a que minha mãe e eu usamos aqui em casa. O Color Jeans é o corante (ou tintol) que faz toda a mágica, e o Fixacor é pra fixar o corante no tecido (meio óbvio essas coisas né…kkk) Esse corante você compra em lojas de armarinhos, artesanato, vendinhas, supermercados e é bem barato.

Como tingir jeans

O que você precisa saber antes de começar a tingir

Antes de você sair de casa para comprar esses produtos, é necessário que você pese sua roupa jeans. Isso mesmo! Use aquelas balanças de cozinha que dá certo. É preciso saber o peso da roupa para calcular corretamente quanto vai de corante. Na embalagem do produto está escrito que um potinho dá para 300g do tecido seco. Então daí é só fazer o cálculo. Se seu jeans pesa 300g use um potinho, se ele pesa 150g use meio potinho, se ele pesa 450g use um potinho e meio, acho que deu pra entender não é?

Mas por que é preciso fazer isso?
Se você usar corante a menos, sua peça não vai ficar tingida de maneira homogênea, ela pode ficar com manchas ou nem pegar direito. Se colocar corante a mais, pode manchar também, além disso quando você for enxaguar a peça vai perceber que sai muita água colorida e seu dinheiro está todo indo pelo ralo! Por isso, utilize sempre a quantidade ideal, ok?

ATENÇÃO!

É bom saber que você pode se sujar fazendo isso e sujar as coisas ao redor. Se preferir, use luvas e avental. Retire de perto objetos e tenha um paninho para limpar qualquer resquício de corante que possa cair no chão, pia ou móvel.

E também é bom falar que você vai mexer com produtos quentes, é perigoso, tome cuidado. Crianças não devem fazer isso sozinhas!

Todas as providências tomadas, é hora do PASSO A PASSO!

Utilize uma panela grande ou caldeirão para esquentar água, que deve ser o suficiente para cobrir todo o jeans. É nela que faremos o tingimento.

como-tingir-jeans-customizando-2.jpg

Em outro recipiente, dissolva o corante em água fervente (cerca de 1 litro) e mexa bem.

como-tingir-jeans-customizando-3.jpg

Coloque o corante dissolvido na água quente que você já preparou. Umedeça o seu jeans e coloque para tingir. Mantenha em fervura.

como tingir jeans

Você precisa mexer constantemente para garantir que o tingimento será igual em todas as partes do seu jeans, para isso utilize uma colher de pau (ela ficará manchada, então é bom separá-la só pra isso). Você também pode utilizar uma vareta ou qualquer outra coisa que te permita mexer com segurança na roupa.

como-tingir-jeans-customizando-5.jpg

Depois de 30 minutos retire do tingimento, coloque em uma bacia e enxague bem usando água quente e sabão.

como tingir jeans

Você notará que sairá um pouco de água colorida, mas se seguir a regra da pesagem descrita acima, não será muita.

como tingir jeans

Feito isto, utilize o Fixacor para obter um resultado melhor, dessa maneira a cor se manterá viva por mais tempo. É só prosseguir como as instruções da embalagem: dissolver em água fria, deixar o jeans de molho por 30 minutos, enxaguar e secar à sombra.

Depois disso, sua roupa jeans já está pronta!

como-tingir-jeans-customizando-12.jpg

Veja o antes e depois do jeans usado nesse passo a passo:

como tingir jeans

como tingir jeans

Observou que o bordado manteve a cor original? Isso acontece porque essa linha possui outra composição, não é de algodão. Não só a parte do bordado fica assim, mas como toda a costura do jeans.

Depois que você pega o jeito para tingir o jeans, você pode começar a brincar e criar suas próprias customizações. Pode fazer o famoso tie-dye, ou fazer um bonito degradê. O Color Jeans existe hoje em apenas 3 cores: preto, azul índigo e verde, mas se você quiser dar um colorido ao jeans, pode usar o produto Tingecor, que também fica bom! Aqui no Customizando já mostramos várias peças jeans tingidas com esse produto, confira alguns shortinhos:

Como tingir short jeans

1. Short customizado com técnica tie-dye e tachinhas

2. Short dip dye desfiado com tachinhas

3. Short jeans ombré

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

4 Comments

  1. Olá, eu pintei uma calça jeans branca de preto só que ela ficou cinza e a custura ainda está branca, como faço pra pintar a custura de preto?

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published