Como lavar almofadas sem danificar o tecido?

Já parou para pensar como a manutenção das almofadas decorativas é importante? Afinal, para garantir um casa linda e bem decorada, cuidar das peças que a compõem é essencial. E o nosso bate-papo de hoje é sobre isso: higienização das almofadas.

Antes de começar, no entanto, eu quero saber de você, tem alguma dúvida, sugestão de assunto ou feedback? Caso tenha, sinta-se bem-vinda para entrar em contato comigo e deixar a sua opinião, tudo bem?

Mas vamos ao que interessa: como lavar almofadas?

Como lavar almofadas sem danificar o tecido?

Esta é uma dúvida frequente, que eu ouço quase todos os dias. De fato, a higienização das almofadas é muito importante, contudo, caso ela não seja feita corretamente, as chances de danificar o tecido é bem grande – e isso pode gerar um grande problema.

Por isso, pensando em ajudar você nessa tarefa, decidi trazer um passo a passo de como lavar almofadas, desde o enchimento até a capa, para que sua casa continue linda e elegante com as peças de decoração – que, na minha opinião, fazem toda a diferença.

Então, vamos lá, que hoje eu ensinarei, de uma vez por todas, como lavar almofadas corretamente para evitar o desgaste do material e a danificação do tecido. Pronta? Confira:

Higienização de almofadas decorativas

Você sabe, assim como eu, que as almofadas decorativas compradas em loja de almofadas são parte essencial de qualquer decoração, seja do quarto, da sala ou do escritório. Elas fazem toda a diferença. Portanto, cuidar delas é uma tarefa importantíssima, afim de assegurar que a decoração continue intacta e sempre em dia.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito de como este processo de manutenção deve ser feito. A lavagem deve ser a seco? Pode usar sabão em pó? As almofadas podem ser lavadas na máquina?

A verdade é que há como lavar almofadas de maneira bem simples, e diferente do que muitos imaginam a higienização pode ser prática – e, principalmente, feita em casa!

Mas antes de partirmos para o passo a passo, você precisa entender que as almofadas decorativas geralmente são compostas por duas partes: a capa e o enchimento.

Explicar isso pode parecer bobo, contudo, ter conhecimento sobre isso é fundamental na hora de fazer a lavagem das peças, pois enquanto uma delas pode ser lavada na máquina, a outra exige outro tipo de tratamento.

Como lavar almofadas?

Na hora de comprar almofadas, há como escolher entre adquirir somente a capa da almofada ou a peça completa , com o enchimento e a capa decorativa – e isso depende inteiramente de você.

Mas é importante ressaltar que a capa, assim como o enchimento, possui um tipo de lavagem específica, que deve ser levada em consideração para evitar a danificação do tecido.

Como lavar almofadas sem danificar o tecido?

Logo, ficar atenta às recomendações de cada item é um fator crucial para garantir a higienização correta das almofadas e, principalmente, a conservação das peças. Realizar a limpeza de maneira errada pode acarretar em danos graves ao material e, consequentemente, reduzir a sua vida útil.

Por isso, seguir o passo a passo de como lavar almofadas, segundo as recomendações do tecido e do material, é essencial.

Passo a passo para lavar almofadas

Há duas formas de como lavar almofadas: à mão ou na máquina de lavar. Geralmente, as almofadas não precisam ser lavadas à seco, então, o processo pode ser feito todo em casa.

Contudo, antes de começar é importante verificar a etiqueta da peça e conferir as recomendações do fabricante, a fim de determinar o tipo de lavagem que deverá ser feita.

Lavar almofadas à mão

As capas de almofadas, por exemplo, devem ser, necessariamente, lavadas à mão, pois o seu tecido é mais delicado e por isso exige um cuidado maior – longe da máquina de lavar.

Os enchimentos, por sua vez, são mais versáteis e dependendo do material podem ser levados à máquina de lavar. Aí, fica a critério.

Para realizar a limpeza à mão, você deve:

  1. Separar a capa do enchimento e colocá-los de molho em uma solução de água morna (em até 40ºC) ou fria com sabão líquido (neutro, de coco e afins) por cerca de 20 minutos.
  2. Após deixá-las de molho, retirar as peças do balde e esfregar levemente e, depois, enxaguar sem torcer, para não danificar o material ou o tecido.
  3. Deixar que as peças sequem no varal. Secadoras podem acabar estragando o material ou causando algum dano às peças.

Como lavar almofadas sem danificar o tecido?

Lavar almofadas na máquina de lavar

Alguns materiais são mais resistentes e por isso podem ser lavados na máquina de lavar. Entretanto, antes de colocar na máquina, confira as indicações da etiqueta e siga corretamente o que propõe o fabricante – para não danificar a sua almofada.

Dessa forma, para realizar a lavagem, é necessário:

  1. Remover a capa e colocar a almofada dentro na máquina de lavar.
  2. No recipiente destinado ao sabão em pó, acrescentar sabão líquido (neutro ou de coco, por exemplo). O sabão líquido é mais fácil de enxaguar e devido a sua consistência, consegue promover uma limpeza mais profunda das peças. Portanto, é uma opção mais eficaz para a higienização.
  3. Programar a máquina para trabalhar no ciclo mais leve, com água fria, de preferência, e iniciar a limpeza.
  4. Após concluído, retire a almofada da máquina de lavar e a deixe secar no sol ou leve à secadora.

Independente do material, as almofadas devem ser lavadas a cada 3 ou 4 meses para evitar a proliferação de fungos e ácaros, que podem ser prejudiciais à saúde. Assim, é importante garantir que a higienização das peças esteja sempre em dia.

Uma dica é: passe o aspirador de pó semanalmente nas suas almofadas, para remover a poeira e a sujeira do dia-a-dia. Dessa forma, é possível prolongar a limpeza das peças e garantir uma casa organizada.

Há como lavar almofadas de maneira simples, basta seguir o passo a passo! E você, o que faz para manter as suas almofadas limpinhas e cheirosas? Deixe sua dica nos comentários!

Gostou do post? Espero que sim, então, continue navegando pelo blog para mais dicas!

Escrito por: Mariely Del Rey

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *