Como fazer tie dye

como fazer tie dye

Como fazer tie dye: dicas fáceis de reproduzir

O tie dye é uma verdadeira febre entre as fashionistas, ele é a cara do verão e se destaca pela mistura de diferentes cores, figuras e técnicas que já fazem parte do nosso dia a dia. Neste post vamos te dar dicas de como fazer tie dye, dicas simples e rápidas que vão te deixar inspirada.

Nós vamos te mostrar técnicas fáceis de reproduzir com vídeos que vão te ajudar a dar um up no seu visual ou na decoração da sua casa.

Selecionamos também algumas informações muito interessantes sobre a história do tie dye junto com algumas curiosidades de como essa tendência se popularizou em todo o mundo. Acompanhe todo o post e veja como fazer tie dye é fácil!

Como fazer tie dye
Foto por DIRGE CLOTHING

O que é o tie dye?

O tie dye é uma técnica de tingimento de tecidos que se popularizou no mundo da moda. Através dessa técnica é possível tingir tanto tecidos quanto roupas ou itens decorativos com o auxílio de algumas tintas e amarrações.

Muitas vezes as cores formam lindas espirais coloridas, degrades, linhas, círculos ou diferentes tipos de desenhos sem uma formato específico ou pré-definido.

Como fazer tie dye
Foto por Corantes Guarany

A história do tie dye

Essa técnica de tingimento teve a sua origem no Japão, inicialmente sendo chamada de shibori. Com o passar do tempo, ela foi se espalhando tanto entre os asiáticos, quanto entre os africanos e indianos.

Nas décadas de 60 e 70 a técnica de tingimento também se popularizou no ocidente e ganhou o nome tie dye, que significa em inglês amarrar e tingir.

Também foi nesse período que o tie dye ficou muito conhecido entre o movimentando hippie, ganhando espaço em praças, festivais e encontros pela cidade. Os hippies costumavam usar essa técnica estampada em blusas, calças e até mesmo nas cangas – acessório que acompanhavam eles em diversos lugares.

Como fazer tie dye
Foto por @boho.retro.fashion

Na década de 90 o tie dye volta com tudo e ganha o coração dos clubbers, que eram pessoas que frequentavam danceterias e tinham um jeito único, expansivo e criativo de se vestir.

O visual dos clubbers era marcado pela junção de muitas cores, eles combinavam técnicas como o tie dye junto com o neon e o furta cor.

Entre idas e vindas, o tie dye é uma tendência de moda e decoração muito linda e particular, marcada por técnicas únicas e autênticas de tingimento de tecidos que conquistam cada vez mais pessoas, independente da idade ou do ano em que vivemos.

Os melhores materiais para fazer tie dye

Para te ajudar a tirar essa técnica de letra, vamos te mostrar algumas sugestões de materiais para fazer tie dye:

  • Tecidos: algodão, viscose ou linho
  • Elásticos
  • Barbantes
  • Prendedores de roupa
  • Jornais para proteger a superfície que vai entrar em contato com a tinta e evitar sujeira
  • Luvas
  • Bisnagas de plástico para facilitar a aplicação das tintas no tecido e local correto
  • Tintas para tecidos de diversas cores ou corantes têxteis
  • Fixador
Como fazer tie dye
Foto por Rit Dye

Agora que você já tem tudo preparado, já pode começar a fazer a técnica do tie dye nas suas roupas!

Como fazer tie dye passo a passo

Fazer tie dye é mais simples e fácil do que você imagina! Selecionamos alguns vídeos especiais que vão te mostrar o passo a passo dessa técnica que ganhou o mundo da moda e tem tudo para fazer o maior sucesso no verão:

Como fazer tie dye com corante

Como fazer tie dye
Foto por Corantes Guarany
  1. Amarre a camiseta com barbante ou elástico, formando o desenho desejado e molhe a peça.
  2. Dissolva o corante de acordo com as instruções do fabricante.
  3. Deixe a camiseta mergulhada no corante por 30 minutos ou de acordo com instruções do fabricante, tomando o cuidado para que toda a peça esteja mergulhada.
  4. Retire a camiseta do recipiente e enxague com água corrente.
  5. Aplique o fixador conforme instruções do fabricante.

Assista o vídeo abaixo de como fazer tie dye com corante para ver como é fácil e o efeito lindo. Vídeo da youtuber Dhara Fabricio:


Se o vídeo não abrir, clique aqui para você assistir

Como fazer tie dye com tinta de tecido

Agora se você não quer usar o corante para tingir, ou não tem em casa, sem problemas. Você pode fazer tie dye com tinta para tecido que também fica legal! Assista o vídeo abaixo e veja como fazer tie dye gastando apenas 10 reais, vídeo do canal da youtuber Andressa Gusmão:


Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assistir.

  1. Molhe uma camiseta branca de algodão até que fique úmida e não enxarcada.
  2. Com o auxílio do barbante, enrole a camiseta na maneira que quiser, amarrando o barbante em lugares estratégicos para formar desenhos.
  3. Dissolva a tinta para tecido da que preferir deixando-a mais líquida e coloque em um frasco ou bisnaga.
  4. Vá tingindo a camiseta com essa tinta, deixando que ela penetre bem na fibra do tecido. Pinte como quiser, criando à vontade, inclusive misturando cores.
  5. Depois de pronto, deixe secar bem a camiseta.

Como fazer tie dye com tinta para tecido

Clique aqui para ver como fazer tie dye com tinta para tecido passo a passo com fotos

Logo após seguir todos os processos básicos para fazer tie dye, você pode dar um acabamento especial para o seu trabalho. Uma ótima dica é utilizar tinta de tecido para escrever palavras ou fazer desenhos ou glitter, pompons, linhas coloridas, fitas de cetim, entre outros.

Inspirações de desenhos e formatos tie dye

Existem diferentes tipos de desenhos e formatos que podem ser feitos com essa técnica de tingimento. Confira algumas ideias:

  • Listras
  • Formas livres
  • Círculos
  • Triângulos
  • Degradê
  • Formas coloridas
  • Formas com uma única cor
  • Espiral
  • Coração
  • Colorir somente as mangas de uma camiseta
  • Pintura localizada apenas no barrado de uma blusa
  • Tingir somente a parte da frente ou de trás de uma roupa
  • Zigue-zague

Para te inspirar ainda mais, separamos um vídeo muito prático da youtuber Paula Stephânia que vai te dar algumas dicas lindas de como fazer tie dye com cores, formas e desenhos muito criativos:


Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assistir.

Onde aplicar a técnica de tie dye?

Muitas vezes a técnica de tingimento tie dye é associada apenas às roupas, mas essa técnica pode ir muito além. Você vai conferir como o tie dye pode ser aplicado em diferentes itens tanto do mundo da moda, quanto da decoração. Acompanhe algumas ideias e inspire-se:

  • Roupas: vestidos, camisetas, calças, shorts, saias, macacões, moletons, conjuntos, biquínis, salopetes
Como fazer tie dye
Foto por Curva do sol
  • Calçados: tênis, sandálias, rasteirinhas, mules
  • Acessórios: meias, cintos de tecido, lenços, bijuterias de crochê, bonés, chapéus, cangas, bolsas e ecobags
Como fazer tie dye
Foto por Staind Apparel LA
  • Decoração: capas de almofadas, mantas, cortinas, tapetes, caminhos para mesas, toalhas, abajures, quadros
Como fazer tie dye
Foto por Rit Dye

Dicas de combinações de roupas, acessórios e calçados

O tie dye é uma estampa muito autêntica e cheia de personalidade. Se você tem um estilo mais básico ou casual, combine o tie dye com roupas, acessórios ou calçados neutros, assim você equilibra o look, fica na moda e continua com o seu estilo.

Como fazer tie dye
Foto por Dani Cardoso

Mas, se a ideia é ousar, você pode combinar um item tie dye com roupas, acessórios ou calçados coloridos, sempre seguindo uma mesma paleta de cores. Com certeza você vai arrasar na produção!

Como fazer tie dye
Foto por Rit Dye

Clique aqui e veja como usar camiseta tie dye com estilo

Inove, reinvente e crie o seu próprio visual com o tie dye

O tie dye ganhou o coração de diversas mulheres, com eles conseguimos compor looks repletos de cores, alegria e criatividade, além de toda a liberdade que essa técnica nos traz, garantindo cada vez mais peças únicas para o visual.

Na decoração essa técnica de tingimento de tecido consegue acrescentar pontos de cores ao ambiente, deixando a casa ainda mais moderna.

Solte a sua imaginação e veja como o tie dye é mais do que uma modinha, ele chegou para ficar e pode deixar tudo ainda mais divertido.

O que você achou das nossas dicas de como fazer tie dye? Comente aqui, estamos ansiosas para saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *