Como estonar chita em casa

Depois do post O que é estonagem de tecido, muitas pessoas perguntaram como era o procedimento para fazer na chita. O Customizando foi atrás para descobrir alguém que soubesse a técnica e hoje aqui está o post tão aguardado por vocês!

Olá, me chamo Clarice Marshall, sou gaúcha e moro há quase dois anos em Arraial d´Ajuda, na Bahia, onde tenho um atelier de costura, chamado Arte e Linha. Meu trabalho basicamente se resume em prestação de serviços.

Por ser algo regional, que remete a cultura nordestina, o tecido de algodão bem estampado e colorido, CHITA aqui é bem-vindo em vestuários e acessórios, como também em decoração. As roupas de chita estonada, que assim é chamada a chita depois de um processo de tingimento que a deixa com aspecto envelhecido, são de modelagens amplas e confortáveis.
O processo pode ser artesanal, sendo aplicado individualmente a cada peça de roupa.

Você vai precisar de:

  • 01 peça de roupa de chita
  • 01 Tingecor Guarany da cor do seu gosto (corante têxtil ou tintol)
  • 01 Fixacor Guarany (fixador de tingimento)
  • Amaciante de roupas

Como estonar chita em casa

Como fazer:
Fazer uma peça de roupa em chita, deixando o lado direito da chita para o avesso da roupa.

Dissolver bem o pó Tingecor em água quente, como manda no rótulo, em instruções de uso. Mergulhar a peça de roupa na água com pó, dentro de um balde. Deixar ali até a água esfriar e depois, em outro balde, colocar água fria com o fixador, conforme as instruções de uso, retirar a roupa enxaguar com amaciante e pendurar. A água quente do tingimento já torna o tecido macio, mas finalizamos com o amaciante.

Lembrando que todo tecido em algodão tem encolhimento, a chita, como é 100% algodão, encolhe de 3 a 5%.

E está pronta! Super atual e descolada. Veja abaixo um exemplo de roupa de chita estonada:

Vestido Chita Estonada
Foto: Coisas de Clá

Um abraço, Clarice

author avatar

Artigo escrito por Clarice Marshall.

Sou gaúcha morando em Arraial d´Ajuda, na Bahia. Tenho um atelier de costura chamado Arte e Linha, onde presto serviços.
Facebook

26 Comments

  1. Nossa, como agradeço essa postagem! estava procurando faz tempo uma dica dessas. Valeu mesmo!!! vou correndo fazer.

  2. Pingback: O que é estonagem de tecidos | Customizando - Blog de customização de roupas e decoração

  3. Clarisse, boa noite !

    Muito obrigada, vou estar utilizando sua técnica.
    Desejo muito sucesso, quando dividimos na verdade está somando, mais uma vez, muito obrigada,

    Abraços,

    Catia Puig

  4. Escreva seu comentário…Adorei as dicas.Sempre tingi minhas roupas em casa e não sabia que tinha pra jeans , agora vou poder tingir também meus jeans e custumizar o tecido Chita.

  5. Gurias…. obrigada, acredito no bem, então, sempre que eu puder, vou compartilhar … Mãos à obra… Todo sucesso prá vocês. Abraço, Clá

  6. Boa tarde! Poderia me informar como tirar a goma de chita?? Existe alguma técnica?? Deixei de molho um pouco e depois mergulhei no amaciante, mas ela ainda está com goma.. Obrigada!

  7. boa tarde! depois que vi a materia no progama da Ana fiquei tentando descobri a tecnica. gosto muito de fazer artes. amei essa tecnica vou tentar logo logo a fazer obrigada. vou fazer minhas bolsas de chita com outra cara. bjks. irenilde

  8. Oi Clarice gostei muito !! Mas qria saber se eu tingir a chita ela não vai mudar de cor?? Pq eu qria fazer uma cortina no mesmo tom q fiz minha luminária!!!

  9. Boa noite Clarice!

    Sou de Campos dos Goytacazes/RJ Eu sempre adorei chita…mas sempre achei muito vivo a cor e com essa tecnica vai ficar tudo muito lindo!! Obrigada!!

  10. Pois é, fiz os procedimentos e usei os materiais sugeridos, mas não deu certo!!!
    Tentei por três vezes… três chitas e cores diferentes… a goma não saiu…
    Podem me ajudar? Alguém conseguiu deixar com a aparência vista na tv??
    Obrigada!
    Silvia (Curitiba)

  11. Amei a dica, vou fazer com certeza dará certo, obrigada por não ser egoísta, e não levar seus dons e conhecimentos pro túmulo, como muitos fazem e com certeza vc sabe que o Sol nasceu pra todos e que quanto mais se dá mais recebe! Um grande beijo e Parabéns que Deus te abençoe muito, Clarisse Marshall

  12. Pingback: Os posts de customização mais populares de 2015 | Customizando - Blog de customização de roupas, moda, decoração e artesanato

  13. Olá! É possível fazer este processo em outros tecidos? Como por exemplo tricoline e jeans mais grosso? Obrigada!

  14. um tubo de tingicor e fixador dá para somente uma peça por vez????? e se tingir o tecido primeiro antes de confeccionar a bata, uma vez que ela encolhe..

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published