Como decorar sua sala comercial sem gastar muito

Um dos pontos positivos de trabalhar como autônomo e ser dono do próprio nariz é a liberdade para montar o seu próprio ambiente de trabalho e deixá-lo com a sua cara, do jeitinho que você gosta. Mas, se você está pensando em adquirir uma sala comercial à venda ou apenas procurando uma nova sala comercial para alugar, pode ser que neste momento não sobrem muitos recursos para decorar o novo escritório. Principalmente se o seu caso é o de quem está iniciando e partindo agora para uma carreira mais independente. Nessas ocasiões, o orçamento às vezes fica bastante apertado.

No entanto, é importante ter um lugar de trabalho bacana, pensado para se encaixar no seu perfil e que também seja agradável para os seus clientes. Isso não é um luxo. A decoração correta e um ambiente pensado para você podem inclusive estimulá-lo no início de uma nova empreitada, quando você vai precisar de todo o gás possível para ser bem-sucedido.

Decorar o seu espaço de trabalho não precisa custar os olhos da cara. Não é necessário contratar um profissional específico para isso, comprar móveis de última geração ou quadros caros para garantir um local confortável, bonito e estimulante. Existem modos e soluções criativas para fazer isso sem desgastar demais o seu orçamento.

Veja abaixo algumas dicas:

Bancadas substituem mesas

Fotos de escritórios modernos muitas vezes nos mostram imagens de móveis com design arrojado como se eles fossem a única solução para os ambientes. O problema é que eles são caros e muitas vezes nem funcionam tão bem assim. Uma peça cheia de curvas e badulaques pode ser muito mais chamativa do que exatamente bonita ou funcional. Opte pela simplicidade. Ela é mais barata e muitas vezes mais útil.

Os principais móveis de escritório são mesas e cadeiras. No caso das mesas, se a sua grana estiver curta, comprar uma peça pronta não é a única opção: você pode fazer a sua própria bancada. Dois cavaletes e uma prancha de madeira lhe dão uma mesa nova em folha. Com mais apoios e um tampo maior, você pode fazer uma superfície de trabalho do tamanho que quiser, que inclua também seus colegas, parceiros ou funcionários, se você os tiver.

Um dos benefícios dessa forma de trabalhar, próximo aos demais integrantes do escritório, é que a configuração estimula a troca de ideias. Além de poupar dinheiro, você pode ter uma dinâmica e integração melhores no ambiente.

ideias para decorar sala comercial
Foto: Pixabay

Use o espaço das paredes para se organizar

Paredes lisas ou neutras tendem a deixar o ambiente do escritório asséptico e sem graça. Para evitar que o seu espaço fique com um ar hospitalar e inóspito, você pode usar as paredes como superfícies de organização.

Prateleiras são sempre uma boa pedida. Nelas você pode colocar livros, papéis, arquivos, entre outros. Elas preenchem os espaços e ajudam você a não extraviar nada.

Prateleiras de várias tamanhos e preços acessíveis podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas, ou até mesmo naquelas que vendem móveis de segunda mão.

Fora isso, também é possível usar uma superfície vertical para manter uma agenda bem grande e destacada, na qual você poderá observar com facilidade os seus compromissos, prazos e deadlines e diminuir o risco de atrasar qualquer entrega. Para isso, o vinil adesivo nas paredes é perfeito.

Com uma tinta especial, que não custa caro no mercado, você ainda pode transformar uma das suas paredes em lousa, para anotar recados e lembretes que depois serão apagados com facilidade a fim de a superfície ser reutilizada.

Outra ideia para o quadro de recados é utilizar pranchetas. Forradas com tecido estampado e fixadas em uma parede, lado a lado, elas têm um efeito muito bonito e alegre, além de serem úteis e práticas.

ideias para decorar sala comercial
Foto: Pixabay

 

O que você tem em casa pode ser aproveitado

Uma coisa para se ter em mente é que os móveis e objetos da sua casa também podem ser aproveitados na sua sala comercial. Preste atenção para ver o que se encaixa.

Um sofá ou um poltrona que estejam sobrando no seu lar talvez fiquem muito bem no escritório, a fim de deixar os seus clientes mais confortáveis. Um porta-guardanapos servirá de organizador de documentos. O bibelô adquirido em alguma viagem dá um excelente peso de papeis. Aquela caneca ou copo colorido que em casa você não usa para nada quem sabe vire um bonito porta-canetas.

Até mesmo coisas que iriam para o lixo podem ser bem-vindas. Você já passou por uma quitanda e viu um daqueles caixotes para frutas e verduras sendo descartado? Devidamente lixado e com algumas mãos de tinta ele pode dar um ótimo módulo para o seu local de trabalho.

É difícil dizer o que vai servir ou não, tudo depende do seu gosto pessoal e da cara que quer dar ao escritório. Mas vale a pena ficar de olhos abertos. Muitas coisas que podem servir talvez estejam dando bobeira perto de você.

 

Um toque verde

Para dar ainda mais vida ao seu ambiente de trabalho, existem algumas opções. Uma delas é ter vasos de plantas espalhados pelo espaço. Você não precisa transformar o lugar em uma floresta de samambaias. Duas ou três plantinhas são suficientes para dar cor e um ar mais alegre.

ideias para decorar sala comercial
Foto: Pixabay

Preste atenção também em aspectos como a iluminação. É importante que o seu lugar de labuta tenha janelas amplas, para que a luz natural possa entrar de forma abundante. Não abuse dos tons escuros nas pareces, eles podem tornar o ambiente de trabalho opressivo. Cores claras funcionam melhor ao refletir a luz do sol e deixam o local mais amplo e arejado.

Só a luz natural, no entanto, não vai dar conta de tudo, principalmente se o seu horário de expediente se estender até o fim da tarde ou início da noite. Fique atento às lâmpadas. Mais do que as de parede e teto, procure também luminárias de mesa. Além de serem charmosas e simpáticas, elas vão te ajudar a se focar melhor nas tarefas do dia a dia.

Escrito por: Mariely Del Rey

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

customização de camiseta

presepio