As camisetas e tênis personalizados de Aldo Morais

Esses dias navegando pelo Facebook me deparei com umas fotos de camisetas customizadas, e elas eram tão legais que eu quis descobrir quem é que fazia aquela arte. Cheguei ao perfil de Aldo Morais, um talentoso artista de 33 anos que mora na Bahia (quer lugar melhor pra se inspirar?!)
Por e-mail entrevistei o Aldo e adorei conhecer um pouco da sua história e sua relação com a arte. Vale a pena ler e se inspirar, quem sabe você também decide abrir seu próprio negócio de personalização de camisetas!

1. Como você começou a pintar? Como descobriu seu talento?

No primário eu já mostrava certas habilidades nas tarefas de desenho artístico e tinha uma ótima caligrafia e com isso obtive certo destaque na escola. Já no ginásio, ganhei fama com minhas capas de trabalhos (naquela época feitas a mão). Meus colegas de classe me ofereciam dinheiro para fazer, como nunca aceitei eles deixavam meu lanche pago na cantina da escola. E isso se alastrou de tal forma que os professores perceberam e não aceitaram aqueles trabalhos, cuja a capa tinha sido de minha autoria e eu já não tinha mais a regalia dos lanches pagos hehehe…
Lembro que nas gincanas a incumbência pela produção dos cartazes, faixas, painéis e afins era minha. E foi no ensino médio que comecei a pintar minhas primeiras camisetas, inicialmente para uso próprio.

Aldo Morais pintando uma camiseta
Aldo pintando uma camiseta em sua casa

2. Como surgiu a ideia de comercializar seus trabalhos?

Sempre produzi camisetas das bandas que eu gosto para ir aos shows e isso chamava a atenção de amigos e de também de curiosos que me abordava perguntando onde tinha comprado a camiseta. O inusitado era a reação das pessoas quando eu respondia que eu mesmo tinha feito. Uns faziam “caras e bocas”, desdenhando, outros batiam no meu ombro dizendo parabéns e saiam em seguida. Era notório que eles não acreditavam. Cansado disso tive a seguinte ideia: Fiz uns cartões de visita com os meus contatos e sempre que alguém perguntava onde tinha comprado eu entregava um cartão e dizia:
Está aqui o contato da pessoa que fez. Na primeira encomenda, me lembro como se fosse hoje, ao entregar a camiseta o rapaz olhou pra mim e disse:
Cara, não foi você que me entregou o cartão??? Não me contive e caí na risada e ele só foi entender depois que expliquei a situação a ele, que também riu muito.
E a ideia deu certo, minhas primeiras encomendas para o público geral se deu dessa forma, embora o boca a boca tenha ajudado bastante.

Considero um ser agraciado divinamente com esse talento, e pelo fato de não ter feito curso algum de pintura artística ou algo semelhante, sempre utilizei a internet como fonte de aprendizado, divulgação e comercialização dos meus trabalhos. Apesar disso a pintura não é minha principal fonte de renda, pois exerço a função de responsável financeiro numa empresa e produzo minhas encomendas à noite e nos finais de semana em casa mesmo.

Camisetas personalizadas da banda Natiruts por Aldo Morais
Trabalho perfeito em Preto e Branco

3. Que tipo de trabalho você mais gosta de fazer?

Pintar é fascinante e até brinco, dizendo ser uma terapia. Mas no geral gosto de tudo, principalmente quando se trata de reprodução de rosto.

Camiseta personalizada com o rosto do cliente
Aldo reproduz o rosto do cliente tendo como base uma foto

4. O que tem mais saída hoje, camiseta, tênis, boné ou tudo?

Sem sombra de dúvidas, as camisetas. Os tênis, apesar de ser um produto diferenciado, não tem a mesma demanda que as camisetas.

Etapas do processo de pintura de rosto na camiseta por Aldo Morais
Etapas da customização de uma camiseta

6. Qual sua fonte de inspiração?

Gosto de pintar ouvindo música, e como recebo muitas encomendas de bandas musicais, ouço o som do grupo que estou pintando. Isso é inspirador pra mim.

5. Por que você acha que as pessoas gostam de itens customizados? É possível viver desse trabalho?

A cada dia as pessoas procuram por produtos e serviços diferenciados, pensando nisso que criei a VISTA SUA IDEIA Camisetas & Tênis Personalizados, uma opção voltada para quem procura aquela camiseta que não vende na loja ou para quem gostaria de vestir aquela ideia que tem em mente e assim ter uma peça exclusiva.

Eu gostaria muito de viver do que faço. Mas não vejo incentivo algum por parte do governo e infelizmente ainda tem alguns clientes que não valorizam esse trabalho. Mas ainda assim penso na ideia, tanto que adquiri recentemente uma loja virtual onde comercializo camisetas com diversos temas, com preços populares e que além disso dispõe de uma novidade: roupinhas para cachorro. Segue o endereço da loja virtual: www.vistasuaideia.com

Camiseta personalizada com estampa de Frida Khalo por Aldo Morais - Vista Sua Ideia
Rosto de Frida Khalo pintado por Aldo Morais

6. Que dica você deixa para quem está começando a vender produtos personalizados?

A cada dia que passa o mercado fica mais exigente, portanto se faz necessário uma análise de mercado. Estude os produtos a serem oferecidos a seu público. Além disso tem outros itens indispensáveis que são: Criatividade, Inspiração e Amor.

Tênis All Star customizado da Betty Boop
Tênis All Star Converse customizado com frase de amor
Customização de tênis All Star - Hello Kitty
Alguns dos tênis customizados pelo artista

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

22 Comments

  1. maravilhoso, ver em letras, o que eu acompanho a anos pessoalmente! vitórias mil, a você meu Irmão.

  2. Que bom ver o trabalho do Aldo sendo reconhecido,sempre que tenho uma ideia legal mando pra ele para fazer uma camiseta que sempre sai fantástica,tive o prazer de encontrar pessoalmente com ele para entrega de uma encomenda em Salvador e espero fazer muitos outros trabalhos com ele.
    Uso e Recomendo!!!VISTA SUA IDÉIA!!!

  3. Parabéns Aldo e que esse sucesso só aumente cada dia mais, e pode contar com minha divulgação e com minhas compras! EU CURTO DE MAIS PARADAS CUSTOMIZADAS! E AS SUAS SÃO ESPETACULARES!

  4. _ Rapaz, não conhecia seu trabalho não, mas me encantei com as fotos que vi e claro, vou adquirir logo minha camisa. hahahhaa
    Muito sucesso pra você meu jovem, forte abraço..Deus continue iluminando tua mente.
    Sucesso e Prosperidade.

  5. Parabéns Aldo
    só tenho a deseja todo sucesso..
    Que Deus te abençoe e q se ele permite
    seu trabalho terá o valor q merece…
    abraço…
    eu ja fiz minha encomenda kkkk

  6. Eu pinto camisetas também e conheço o trabalho de Aldo Moraes a algum tempo, e como eu já disse a ele eu sou super fã dele, meu trabalho não chega ao pés do dele e ele vai ser sempre uma inspiração pra eu buscar sempre melhorar. ^^

  7. Oi Aldo, sou professora de artes e adorei suas camisetas, moro em Salvador. Por favor gostaria de seu contato para encomendar algumas camisetas.
    Desde já agradeço.

    • Olá Aldo que legal esse trabalho!! Vamos retomar a ideia do projeto, em breve entro em contato com você.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published