As blogueiras customizam: Talita do blog Sannalber Customização e Afins

Estou de volta com a seção As Blogueiras Customizam, onde entrevisto blogueiras queridas que gostam de customização de roupas! A entrevistada de hoje é a Talita Sannalber, estudante de moda em São Paulo, dona de muito talento e atitude. Adorei conhecer mais sobre ela! Confira a entrevista abaixo:

1. O que você acha da customização?

A customização foi uma das descobertas mais interessantes que tive. Já comecei pensando em expressá-la como uma arte libertadora na moda. Uma maneira de expressar minhas preferências e o universo que passa na minha mente. E de tão legal que eu achei isso, resolvi dividir com outras pessoas, para que elas também sintam como é se libertar dessa maneira.
(As fotos abaixo foram tiradas em 2008 na minha primeira exposição individual, que aconteceu no CRJ-Centro de Referência da Juventude. Em Embu das Artes – SP)

As Blogueiras Customizam - Talita

2. Você já customizou alguma roupa ou acessório de moda? Quais?

Customizo desde 2005. Tem tempos que paro, mas sempre tenho que voltar. Comecei com camisetas, mas creio que já fiz em todos os tipos de roupa e de todos os segmentos (feminino, masculino, infantil…etc.) E acessórios como calçados, cintos e bolsas também. Desde 2008 tenho tido maior aceitação nos acessórios feitos artesanalmente com elementos de customização: anéis, brincos, colares e broches, todos envolvendo tecidos.

3. Qual foi a primeira vez que você customizou?

Foi em 2005 num workshop no shopping Tamboré com minha amiga Mel Lima, que conheci na mesma ocasião. Fiquei encantada, e ela me incentivou muito a continuar fazendo isso agregando ao meu trabalho de pintura em camisetas, que eu já vinha fazendo há dois anos. Foi uma camiseta branca onde eu joguei um retalho em cima que já veio pronto “por acaso” no formato de um gato. Coloquei dois botões para os olhos, fitas para os bigodes, fiz umas amarrações nas costas e coloquei uns botões coloridos perto do ombro pra completar a composição. Continuei repetindo gatos em retalhos em outras camisetas, e ele se tornou um mascote. Chamo ele de Fiapo. Tem várias versões!

As blogueiras customizam - Talita - customização de camiseta estampa gato

Camisetas customizadas por Talita Sannalber

4. Alguma customização que você fez não deu certo? Como vc encara isso?

Viiiishe… Posso dizer que mais da metade de tudo o que fiz não gostei completamente. É uma insatisfação que me persegue, mas já aprendi a conviver com ela. Eu continuo tentando, mas não imediatamente. Deixo de lado, e num outro momento volto a mexer. Eu sempre acredito que posso fazer algo legal. Mas entre acreditar e fazer às vezes há uma distância grande. Fiz até um post sobre isso no meu blog.

5. Como você vê a relação moda e customização?

Elas podem ser independentes e podem fazer parte uma da outra. Sempre com muita liberdade. Depende de quem customiza e de que maneira aborda isso. Por muito tempo defendi a customização como um grito de individualidade na moda através da peça única. Mas hoje não tenho nenhum preconceito contra a customização seriada desde que seja realmente artesanal. Sempre haverá alguma diferença. E o bom da repetição é que a gente se desenvolve naquela técnica. E sempre há oportunidades de experimentar e fazer coisas inusitadas também.

6. Que peça que é tendência hoje você acha que pode ser conseguida fazendo uma customização?

O maxi colar que funciona como gola pode ser feito sobre um retalho de feltro onde aplica-se uma pedraria por cima e acrescenta cordão e fecho, que pode ser aproveitado de um colar que a pessoa não use mais. E este é apenas um exemplo. Há várias outras possibilidades inclusive em roupas.

7. Você já customizou alguma coisa na decoração?

Cobri um armário pequeno com jornais. Foi mais demorado do que eu imaginava. Tinha que escolher com cuidado os pedaços de jornal, não podia colocar aleatoriamente. Escolhi as partes onde tinha somente texto, e selecionei jogos e tirinhas para colocar em lugares específicos. Amei o resultado, não fosse a dificuldade do acabamento. Não encontrei verniz apropriado, e por isso o jornal ficou amarelado pelo sol. Pintei também uma cadeira de madeira com assento de tecido que estava manchada, lixei as partes em madeira e passei uma demão de verniz. Almofadas também são muito legais de customizar.

As Blogueiras Customizam - Talita - armário customizado com jornal

Armário customizado com recortes de jornal

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.