Ok, então você se rendeu à tendência e quer customizar roupas… parabéns pela sua decisão! As vantagens de customizar são várias: além de ajudar o meio ambiente, você estará economizando dinheiro e se tornando uma pessoa muito mais estilosa! Mas agora fica a pergunta, o que customizar? Como começar? Preparei esse post para os iniciantes na arte de customização de roupas, acompanhe!
Pesquise tendências
Bom, para começar a customizar roupas você deve ter bem claro o que quer fazer. Se você não tem isso em mente ainda, o primeiro passo é pesquisar. Pesquise muito na internet e em revistas. Assista vídeos no YouTube, navegue pelo Pinterest e tenha referências. Ah claro, aqui no Customizando tem muitas dicas e tutoriais para customizar, é só navegar pelas páginas do blog!
As principais roupas que são customizadas são peças jeans e camisetas. Mas na internet dá pra encontrar muita coisa bacana com outros tipos de roupas também.
Feito isto, sabendo o que quer fazer, já pode passar para o próximo passo!
Dê uma busca pela seu armário
Você já sabe o que quer customizar, agora é hora de garimpar materiais que você já tem em casa. Comece dando uma boa olhada no seu guarda-roupa e separando as roupas que já tem. Se decidiu que quer fazer uma customização de short jeans, por exemplo, mas não tem um short em casa, olhe todas as suas calças e considere cortar uma.
Garimpe os brechós
Não achou nada em casa? Antes de comprar uma roupa nova e cara, dê uma passada no brechó da sua cidade e procure por roupas usadas mas que estão em bom estado. O segredo é já olhar com olhos críticos, pensando em como aquela peça ficará após a customização.
Reúna os materiais
Com a peça de roupa em mãos, é hora de reunir todos os materiais necessários. Nada pior do que começar a customizar e no meio do trabalho perceber que está faltando um item essencial, é desanimador. Por isso, faça uma lista de tudo o que irá precisar e procure na sua casa. Se não tem, providencie.
Agora sim, com roupas e materiais é hora de começar customizando roupas, mas antes…
Planeje o seu dia
Eu sei que dá uma ansiedade de começar logo, mas primeiro veja se esse é o melhor momento. Escolha um dia em que você não terá interrupções em casa, haverá silêncio e um espaço só para você. Customização e stress não combinam. Veja também se você tem o tempo necessário para realizar aquele trabalho naquele dia. Se você começar e tiver que parar, pode acabar se desanimando se precisar deixar para terminar em outro dia.
Prepare o espaço
Um bom local para customizar precisa ter uma mesa livre, forrada com plástico ou jornal. É bom que seja um local com boa iluminação e ventilação, principalmente se for mexer com tintas e produtos fortes. Coloque todos os itens que irá precisar em um local de destaque, organizados, assim você não perde tempo procurando alguma coisa. Isso inclui as pesquisas que fez e que precisará consultar, seja no computador ou recortes de revistas.
Agora sim… é hora de customizar!
Aproveite o seu momento! Faça sua customização sem pressa, curtindo cada minuto. Tente esquecer os problemas e se dedicar somente à atividade. Vale colocar até uma musiquinha para relaxar ou animar! Assim, com certeza seu trabalho ficará muito melhor! 🙂