A customização não faz apenas você se sentir bem, ela faz o seu bolso se sentir bem, faz a comunidade se sentir bem, e principalmente, faz o planeta se sentir bem.
Quando customizamos estamos reaproveitando materiais, evitando assim que eles sejam jogados fora. Quanto de lixo evitaríamos se todos nós customizássemos nossas roupas, móveis e demais objetos?
Se algo continua sendo útil e está bem conservado, por que ser descartado apenas porque enjoamos “da cara dele”?
É muito mais barato dar uma nova roupagem à um móvel do que comprar outro. É mais barato pintar uma camiseta, e quer saber? É um barato!
Crédito da Imagem: SXC.HU
Muitas fábricas possuem um tesouro em seus lixos, pois desperdiçam materiais que podem ser empregados para outros fins. Nossa dica é que você garimpe na sua cidade, restos de materiais que empresas ou lojas não têm interesse e tire proveito disso.
Você pode ganhar dinheiro extra a partir de quase nada. Vai se surpreender em quanta gente ainda não está ligada na importância que é não desperdiçar materiais.
A transformação de objetos em outros contribui para o meio ambiente pois não será necessário gastar com matérias primas, será necessário apenas criatividade para aproveitar materiais que já se tem em casa. É preciso olhar com olhos empreendedores.
Já viu que é possível fazer asfalto com restos de pneu? E camisetas a partir de garrafas PET? Essa é a proposta da customização sustentável. Novas utilidades para materiais a pouco custo. A natureza agradece.
Deixo aqui alguns links muito interessantes sobre o tema, vale a pena ler e pensar a respeito:
Gostei muito do site de voces
Amei!!! Algo simples, me ajudou na apresentação que eu tenho que fazer da feira de ciências da escola, porque eu não conseguia falar de forma simples e fácil, pra não ficar algo chato, me deu uma base de como tenho que fazer, ótimo.