Aqui em casa todo mundo está na onda de reaproveitar as coisas e também dar um fim correto à elas. Achamos importante a coleta seletiva, por isso, separamos o lixo reciclável do lixo orgânico. O lixo reciclável levamos à um lugar chamado Eco Tudo, aqui em Votuporanga – SP. É um sistema de triagem de material muito interessante, onde as pessoas levam além do lixo reciclável, roupas e objetos que não querem mais. Tudo fica separado em um galpão que é todo setorizado.
Por que estou dizendo tudo isso? Porque em uma das idas ao Eco Tudo, para levar o lixo reciclável, meus pais encontraram uma cadeira por lá e resolveram trazer para casa para fazer restauração.
Confesso que quando a vi, achei que não tinha salvação (e olha que eu costumo olhar tudo já pensando no reaproveitamento!). Eu pensava que não havia jeito por causa dos pés da cadeira que estavam muito detonados.
Eu não acreditava que era possível recuperar por isso:
O primeiro passo dessa restauração foi cobrir todas as falhas da madeira com massa acrílica especial para rejuntar e calafetar. É só aplicar uma camada generosa do produto e esperar secar.
Depois da massa seca, o aspecto ficou assim, ainda não parecendo que ia dar muito certo…
Então após isso, foi hora de lixar para deixar a superfície bem nivelada.
Feito isto, foi necessário limpar bem toda a poeira e aí meu pai já pode começar a pintar o móvel.
Duas demãos de tinta esmalte foram suficientes para pintar a cadeira de branco.
Enquanto a tinta secava foi hora de preparar o assento. Como esta cadeira estava sem assento, meu pai pegou uma madeira e cortou no tamanho certinho. Então minha mãe usou o próprio assento para tirar a medida e recortar um pedaço de espuma.
Após isso, ela cortou o tecido e revestiu a espuma com ele. Este tecido ela comprou em loja de tapeçaria, sai bem mais barato!
O acabamento ela fez com TNT. Então ficou assim a ordem do assento: tecido estampado, espuma, madeira, TNT. Meu pai colocou um pedaço de madeira para poder parafusar o assento. Notem o acabamento do assento em TNT, veja foto abaixo.
E prontinho! A restauração da cadeira estava finalizada!
Branquinha, linda, como nova! E com assento macio! hehe
As cores claras deram um toque romântico à cadeira. Ela ficou linda no quarto decorado todo em branco e rosa.
Confira a foto do antes e depois da customização da cadeira, nem parece a mesma!
Essa foi uma atividade em família, meu pai restaurou e pintou, minha mãe fez a parte da tapeçaria, minha irmã escolheu as cores (ela ficou com a cadeira) e eu tirei as fotos e vim mostrar aqui pra vocês! Espero que tenham gostado! 🙂
adoro mudanças, criar usar aimaginação, isso tudo emuito legal.
Ficou incrível!!!!
ficou muito lindo!!! parabéns
Obrigada Kalline! 🙂
Incrível a transformação dessa cadeira!!! Parabéns!
Parabéns, incrível ficou linda.
Obrigada Rosa!!
Parabéns, amo customizar e essa cadeira me inspirou, vou customizar uma escrivaninha antiga obrigada pelas orientações.
Qual a tinta ela usou e qual marca?
Perfeita a cadeira ficou!!!