As cadeiras da nossa sala de jantar já estavam bem judiadas. Não tem jeito, com o tempo o tecido acaba desbotando e manchando. A solução encontrada foi revestir as cadeiras com um novo tecido. Esse trabalho foi feito em conjunto por meus pais.
Se você pensa em fazer isso também, a dica é comprar o tecido em lojas de tapeçaria, além de sair mais barato, você vai achar uma variedade maior de tecidos encorpados, ideais para este fim.
No passado nós já havíamos recuperado as cadeiras colocando um tecido vermelho. Então agora para variar decidimos partir para um verde com estampa de folhagem e mudar um pouco a decoração.
As cadeiras eram todas assim:
O primeiro passo foi meu pai desparafusar os assentos das seis cadeiras. Se você for fazer, certifique-se antes que consegue tirar e colocar os assentos certinhos de volta.
Feito isso, minha mãe mediu quanto era necessário de tecido para forrar cada assento. Ela já cortou todas as partes do mesmo tamanho para garantir que o tecido fosse suficiente para todos. Se você acaba fazendo cada cadeira por vez, acaba deixando cada tecido de um tamanho e pode acontecer de chegar na última e o tecido faltar um pouco.
Veja também: Como restaurar e customizar cadeira
Quem tem aqueles grampeadores de tapeçaria faz isso num instante (pretendo comprar um Rocama em breve!). Mas aqui não foi o caso, pois não temos ainda. Então usamos um material que já tínhamos em casa… o jeito foi apelar para a boa e velha cola quente. E para quem acha que não funciona ou que descola: o tecido vermelho foi colado há uns 5 anos atrás e até hoje nenhuma partezinha dele havia se soltado. Tanto é que decidimos colocar o tecido verde por cima porque estava muito difícil de soltar a cola do tecido vermelho.
Para fazer basta proceder como encapar uma caixa, por exemplo.
Depois do tecido revestido é só parafusar novamente os assentos nas cadeiras. Trabalho feito em uma manhã.
Confira como ficaram as cadeiras após a customização:
Veja o antes e depois da cadeira customizada/reformada/ repaginada/ restaurada/revestida – chamem como quiser!
E aí, gostaram do resultado? Alguém já tentou fazer isso em casa? Vou adorar saber a opinião de vocês pelos comentários!
Estou precisando fazer isso o que me barrava era o grampeador mas com essas dicas de ouro vou colocar em prática ainda nessas férias
Parabens! gostei muito. irei fazer em breve.obrigada.
Gostei muito da verde! Show!