Nesse post você vai conhecer mais sobre os slimes, essas melecas que viraram moda entre a criançada. Aprenda como fazer slime em casa, economizar dinheiro e brincar com seus filhos.
O que é slime?
Slime é uma massa de modelar para as crianças brincarem que se assemelha com uma meleca.
A moda dos slimes entre as crianças
O slime foi e ainda continua sendo uma “febre” passageira entre as crianças, por isso a referência da palavra moda ligada a essa nova forma de se entreter . Essa moda foi viral entre as crianças e alguns adultos também se renderam a ela. O pico das venda de slime foi em 2016, quando a venda deste produto atingiu o seu auge. Mas a tendência surgiu um ano antes e se firmou entre as crianças com uma velocidade absurda. Esse dado é observado junto a empresa Zimpli Kids, que teve um faturamento de mais de 300% em 2016 somente com a venda de slime, e desde então esse faturamento vem reduzindo ano após ano.
Mas essa moda já fez a mente das crianças nos anos 80, na época conhecida como geleca. O slime de hoje é praticamente o mesmo produto daquela época, com uma textura semelhante em alguns aspectos, composto por PVA (álcool polivinílico) e misturado com bórax. O que diferencia o slime da geleca ou amoeba é que o produto desta década recebeu diversas cores e uma textura mais uniforme, além do nome slime (no inglês significa: lodo lama ou limo). O que mais ajudou a difundir a moda do slime nos dias de hoje foi a advento da internet e a possibilidade das crianças fazerem sua própria massinha em casa.
O Youtube foi o maior responsável por essa divulgação, com mais de 23 milhões de vídeos postados sobre o assunto. Nestes vídeos as crianças acabam sendo cativadas por influenciadores que enfatizam a nova moda slime e ensinam diversas formas de como brincar com o slime e receitas caseiras do brinquedo. A brincadeira de fazer o slime pode ser feita a partir de receitas ensinadas por muitos canais no Youtube e artigos espalhados pela internet. O importante é ficar atento para as receitas de slimes que realmente são atóxicas e não prejudiciais a saúde.
Além disso, a concentração do bórax deve ser exata, pois se ela for maior do que o indicado a mistura pode causar lesões semelhantes à queimadura de terceiro grau. Mas existem receitas caseiras com ingredientes totalmente inofensivos, como água, corantes, amido de milho, talco para bebês e leite condensado. são receitas fáceis de serem aprendidas por meio da internet e que não colocam a saúde das crianças em risco.
Benefícios de brincar com o slime
A brincadeira tornou-se tão importante para as crianças que os especialistas apontam essa brincadeira como uma forma de combater o stress e relaxar. Seja brincando de fazer as manobras com slimes, seja criando slimes coloridos e diferentes.
Brincar com o slime é indicado para as crianças e também para os adultos, que podem até lembrar como era brincar com a geleca em seus tempos de criança. Este pode ser um momento lúdico que vai aproximar pais e filhos.
Além disso, brincar com slime é interessante porque é uma atividade sensorial que estimula a criança. Essa brincadeira favorece a coordenação motora da criança e ajuda a ela reconhecer cores, formas e texturas. Ele também estimula a criatividade da criança quando ela está criando o seu próprio slime.
Como fazer slime em casa passo a passo
Veja agora algumas maneiras de fazer o slime na sua casa, com materiais fáceis de encontrar.
Materiais necessários:
- 1 xícara de cola branca
- 1 xícara de espuma de barbear
- 1 colher de sobremesa de bórax líquido
- 1 colher de sobremesa de loção hidratante corporal
- 1 espátula ou colher para mexer
- 1 tigela grande ou bacia
- Recipientes para guardar o slime depois de pronto
Como fazer o slime: Coloque em um recipiente, a cola e a espuma de barbear. Depois, acrescente o hidratante, o corante e o bórax. Misture tudo muito bem. Se precisar, vá colocando mais bórax aos poucos até dar o ponto. Quando desgrudar da bacia é porque está pronto o slime. Atenção com o bórax pois se usado demais ele endurece. Se quiser, você pode usar corante comestível para dar cor ao slime. Você também pode decorar como você desejar usando glitter ou lantejoulas. Caso o slime ficar muito duro, coloque o hidratante aos poucos, até conseguir o ponto ideal.
Como fazer slime sem usar o bórax
Se você não quer utilizar o bórax para fazer o seu slime, uma alternativa é você fazer o slime usando os materiais abaixo.
- Massa de EVA
- Espuma de Barbear
- Corante
- Água Boricada
- Cola Branca
- Creme Hidratante
- Sabonete Líquido
- Talco
Vídeos como fazer slime
Assista agora a três vídeos legais que encontrei no YouTube e que ensinam como fazer o slime de diferentes maneiras. Veja os vídeos abaixo e aprenda já!
-
Como fazer slime com cola branca
Vídeo do canal da Youtuber Ingrid Barboza:
Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assistir
-
Como fazer slime com detergente
3 receitas sem cola com detergente que funcionam, vídeo do canal Novo Rosa:
Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assistir
-
Como fazer slime de shampoo e açúcar sem cola e sem ativador
Vídeo do canal Novo Rosa:
Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assistir
Modelos de slimes
E não basta ter uma meleca para brincar, ela precisa ser diferente e criativa! Você pode utilizar diversos materiais para conseguir os efeitos incríveis: Glitter, corantes, miçangas, lantejoulas e o que mais você puder grudar no slime!
Slime transparente com glitter dourado
Slime arco-íris
Slime translúcido azul com estrelinhas
Slime com bolinhas coloridas
Slime metálico prateado
Slime verde com bolinhas brancas
Slime com várias cores
Espero que você tenha curtido esse super post, repleto de dicas legais de como fazer slime! Se você gostou deixa o seu comentário aqui embaixo que é muito importante para eu saber a sua opinião.