Todo mundo precisa proteger a pele do sol, mas as peças de roupa mais claras – sejam elas biquínis, maiôs ou saídas de praia – em contato com o protetor solar, sempre sofrem com manchas. Removê-las em casa é um processo difícil e que pode trazer danos permanentes à peça. É preciso avaliar cada roupa individualmente, analisando o tecido que a compõe e verificando que produto químico pode ser usado em sua limpeza. Na maioria das vezes, consegue-se remover as manchas de protetor solar de biquínis, maiôs e saídas de praia, desde que não sejam realizados outros procedimentos químicos nessas roupas anteriormente.
Lavanderias especialistas em roupas finas não recebem muita roupa de praia para limpeza justamente porque as pessoas acreditam que aquelas manchas terríveis não podem ser removidas e aposentam seus biquínis precocemente. É um erro, porque as peças são caras e podem ser usadas em mais de um verão.
É importante cuidar adequadamente das peças que não estão manchadas. Veja algumas dicas:
– Lave as peças de praia assim que possível e seque-as adequadamente. Elas, em geral, podem secar até mesmo na máquina, mas, consulte a etiqueta antes. Nunca as deixe molhadas porque elas mofam.
– Procure não lavar as peças debaixo do chuveiro. Desta maneira, você terá mais tempo e cuidado com a peça, removendo toda a sujeira e utilizando sabão adequado para roupas.
– Não deixe as peças de molho, para que não fiquem desbotadas ou manchadas. Também não é adequado misturá-las com outras peças, para não ocorrer o mesmo.
– Cuidado com peças bordadas ou com detalhes em paetês e outros brilhos: a fricção da lavagem pode danificá-las. Trate-as com delicadeza.
– Não utilize alvejantes, mesmo aqueles que não mancham e são considerados seguros, pois eles podem corroer a lycra do biquíni, causando danos irreparáveis.
– Na hora de guardá-las, evite sacos plásticos, que sempre prejudicam todo o tipo de roupa. O ideal é usar sacos de TNT ou até mesmo uma fronha de tecido.