Mesmo que o mais importante sempre seja e continue sendo o jogador, ter tênis que estejam à altura é crucial.
Para isso, vamos nos concentrar em duas das marcas que mais se destacaram ao longo da história: Adidas e Nike. Desde praticamente o início, ambas têm travado uma batalha constante em todos os tipos de calçados esportivos, e os tênis de basquete não são uma exceção.
Focar nas marcas como um todo nos permite recomendar uma grande variedade de modelos ao mesmo tempo. Mais adiante no artigo, mostraremos um exemplo de cada um.
Nike
Vamos começar com Nike. Essa marca dispensa apresentações, a associação da Nike com o basquete, além de forte e intuitiva, foi construída com base em uma sólida campanha de patrocínio.
A Nike tem laços muito fortes com o mundo do basquete, sendo patrocinadora de vários dos maiores jogadores do mundo, tanto atuais quanto históricos. Seja nos esportes tradicionais ou digitais, o patrocínio das marcas desempenha um papel fundamental.
Poucas marcas conseguiram deixar a marca que a Nike deixou no mundo do basquete. Sua constante inovação e forte ênfase no desempenho a levaram a criar alguns dos calçados mais icônicos.
Desde os tênis que deram início a tudo, os clássicos Air Jordan, até os novos clássicos como os LeBron, a Nike acompanhou o surgimento de diferentes estrelas com colaborações, patrocínios e, como veremos, a criação de linhas inteiras.
Os designs da Nike encontram o equilíbrio ideal entre estilo e funcionalidade. Além de contar com tecnologia de ponta em engenharia de materiais, seus designs os tornam ícones da moda.
Não é à toa que esses tênis conseguiram se incorporar à cultura popular a ponto de encontrar seus nomes em várias músicas de rap. Um dos exemplos mais conhecidos disso é a música “Nikes” do cantor norte-americano Frank Ocean.
Os LeBron da Nike
Nesta ocasião, não vamos falar de um modelo específico dos LeBron, mas da linha completa. Ela possui vinte modelos diferentes, sendo a maioria ainda opções perfeitamente viáveis.
No entanto, é verdade que, naturalmente, a tecnologia vai evoluindo com os modelos mais recentes. A Nike respondeu a essa necessidade com tecnologia avançada, incluindo características como o amortecimento Air Max e Zoom Air em várias edições dos LeBron.
Quanto ao design, o aumento na tecnologia veio junto com uma aposta em modelos mais chamativos, não apenas em termos de cores, mas também em formas e silhuetas.
Isso atingiu o auge da extravagância com os LeBron 19, embora no último modelo 20 vejamos um retorno à sobriedade.
Outra característica marcante dos tênis LeBron é sua versatilidade. Eles podem ser usados perfeitamente em muitos estilos e posições de jogo. Além disso, algumas edições oferecem opções de personalização, permitindo que os jogadores os adaptem ainda mais aos seus gostos e estilo de jogo.
Adidas
Passando para a Adidas, esta é uma das poucas marcas que consegue competir de igual para igual com a Nike no mundo dos tênis de basquete. Assim como a Nike, a Adidas construiu parcerias sólidas com alguns dos maiores nomes do esporte, desde o patrocínio até linhas em homenagem às maiores estrelas. Isso contribuiu enormemente para colocá-los na boca e nos pés de jogadores de elite e amadores.
Dentre as várias inovações da Adidas, destacamos a tecnologia Boost, que se concentra no conforto e na capacidade de resposta, oferecendo amortecimento superior, permitindo que os jogadores confiem que seus calçados vão resistir e dar o máximo de si.
Os Adidas Harden Vol.5
Entre os modelos mais notáveis da Adidas, a quinta edição dos tênis da série Harden merece uma menção especial. Como o nome sugere, os Adidas Harden Vol.5 são a quinta edição da linha Harden. Ela nasceu de uma colaboração com James Harden, um dos jogadores de basquete mais destacados dos últimos tempos.
Desde seu lançamento em 2016, esses tênis se destacam imediatamente pelo design arrojado. Mantendo as linhas suaves que caracterizam os tênis de basquete, os diferentes modelos Harden se destacam por suas combinações únicas de cores vibrantes.
Quanto a aspectos mais funcionais, esses tênis conquistaram uma sólida reputação por conforto e desempenho. A tecnologia de amortecimento Boost presente em muitos modelos da série Harden proporciona aos jogadores uma sensação de mola a cada passo, amortecendo o impacto dos movimentos no corpo sem reduzir a força.
Além disso, alguns modelos Harden incluem biqueiras reforçadas e suporte adicional no calcanhar. Em conjunto, eles oferecem estabilidade e proteção contra lesões que se destacam mesmo no mundo dos tênis de alta tecnologia. Esses elementos são muito bem recebidos por jogadores que têm treinos ou jogos intensos e regulares.
Uma terceira opção: Under Armour
Estaríamos mentindo se disséssemos que o mundo dos tênis de basquete se resume a Nike e Adidas. A verdade é que é impossível resumir uma indústria tão grande em apenas duas marcas, por mais impressionantes que sejam.
Apesar da forte concorrência entre ambas, outra marca que se destacou é a Under Armour. Da mesma forma que a Nike e a Adidas, eles se associaram a estrelas do basquete e criaram suas próprias linhas.
Entre elas, se destaca Stephen Curry, que dá nome à linha Under Armour Curry, conhecida por seu excelente pegada e design elegante. A tecnologia usada nesses tênis, como o amortecimento Micro G e a tração Herringbone, os torna ideais para movimentos rápidos e bruscos tão comuns nesse esporte.
Com este último modelo, encerramos o artigo. Embora acreditemos que vocês não precisam que lembremos que Nike e Adidas são algumas das melhores marcas de tênis de basquete no mercado, estamos certos de que explicar o motivo disso ajudará a basear essa suposição em algo mais sólido.