O que é tie dye?

Saiba mais sobre essa antiga prática de personalização

O tie dye é uma antiga técnica, que em português significa “amarrar e tingir”. Consiste em tingir uma peça de tecido que foi primeiramente amarrada, que pode ser camisetas, blusas, calças, entre outros, criando padrões de cor das mais variadas formas e com qualquer cor. Não existe uma regra, basta deixar a imaginação fluir.

Bem no passado, já foi utilizada pelas mais diversas civilizações antigas como pelo povo asiático, africano e peruano. Em meados dos anos 60 e 70 o tie dye tornou-se famoso nos Estados Unidos na mesma época em que o movimento hippie começou a se popularizar. Esta tribo pregava mensagens de paz, contato com a natureza e admirava músicos que fizeram história como Janis Joplin, Joe Cocker e Jimmy Hendrix. E os hippies eram bastante adeptos do tie dye e tudo o que não envolvia questões industriais.

No Brasil a peça mais lembrada quando se fala em tie dye são as famosas cangas de praia, porém aos poucos temos notado que as pessoas estão começando a usar o tie dye não apenas na praia, mas agora também nas roupas do dia a dia.

A diferença do tie dye para outros tipos de tingimento é que ele exige que o tecido sofra algumas alterações durante o processo, que podem ser dobras, amarrações, costuras e até mesmo amassados. Isso faz com que cada peça criada seja única, pois nenhuma roupa sairá exatamente igual à outra.

Apesar de ter características setentistas, o tie dye continua sendo praticado por estilistas, artesãos e marcas alternativas. Além disso, adeptos da moda boho-chic gostam bastante do efeito obtido com o tie dye, sem contar da onda do faça você mesmo (Do It Yourself – DIY) que vem resgatando essa cultura de fazer as roupas em casa.

Existem sites e lojas especializadas que vendem todos os produtos necessários para as criações, mas  é possível encontrar materiais em qualquer loja de artesanato ou variedades, a preços bem populares. As tintas usadas vão desde corantes em pó (exemplo: Corantes Guarany) até as básicas tintas para tecido (exemplo: tinta Acrilex).

Os outros materiais também não são difíceis de encontrar e, inclusive, a maioria das pessoas costuma ter em casa. Eles podem ser grampos de roupa, barbantes, elásticos, entre outros acessórios que permitem fazer a personalização, através da amarração. Também é importante ter um caldeirão para o caso de fazer o tie dye da forma mais comum, que é ferver a peça com corantes para tecido. Assista o vídeo sobre corante para tecido

Hoje em dia, algumas pessoas também conseguem efeitos interessantes utilizando tintas para tecido, porém, nessa adaptação, não é necessário que haja o calor. Veja nesse post como fazer tie dye com tinta para tecido

 

Não é só de roupas que vive o tie dye - a técnica também pode ser feita em lençóis e outros artigos para a casa - Foto

Não é só de roupas que vive o tie dye – a técnica também pode ser feita em lençóis e outros artigos para a casa – Foto

Com isso em mãos, basta pegar uma camiseta branca, uma calça jeans, ou o que mais você quiser, e colocar a mão na massa!

Para saber mais:

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published