Dicas para ajudar o meio ambiente

Falar sobre cuidar do meio ambiente pode parecer utópico, mas a verdade é uma só: se cada um fizer sua parte, podemos sim mudar o rumo das coisas! O post de hoje é para te inspirar a fazer boas ações, ações que parecem pequenas mas fazem a diferença! Separei algumas dicas – de coisas que eu tenho feito – para te ajudar a ver que dá sim pra incorporar boas atitudes no dia a dia:

Não descarte os papéis em branco

Tenha em sua casa a “caixa dos rascunhos”. Uma caixa de camisa encapada serve! Funciona assim: todo papel que você iria jogar fora e que contém um bom pedaço em branco deve ir pra essa caixa. Você junta e depois usa quando precisar escrever um bilhete, um recado pra colocar na geladeira, uma lista de compras. Faça isso e você vai se surpreender com a quantidade de papel que você vai juntar! Incrível como (ainda) usamos muito papel! Folhas de restos de cadernos também podem ir pra essa caixa. Papéis que ficaram com a impressão ruim também. Não jogue nada fora! Principalmente quem tem crianças em idade escolar é fácil juntar muitas folhas que podem ser reaproveitadas. Até mesmo pequenos pedaços de sulfite, de algum trabalho ou desenho que você recortou podem ser guardadas. Você vai descobrir que nunca mais precisará gastar dinheiro comprando blocos de notas ou caderninhos…
Muitas vezes recebo crianças em casa e elas gostam de pintar, nada de dar folha nova para elas rabiscarem! Folhas que tem um lado impresso e outro branco podem ser usadas por elas, e é até um jeito bacana de ensinar sobre reaproveitamento e meio ambiente para as crianças!

Ideias para ajudar o meio ambiente
Socorro, minha caixa já está cheia de papéis!

Reaproveite a água na cozinha

Quando for lavar frutas e verduras na pia, coloque uma bacia embaixo para captar essa água e usar para lavar o quintal, por exemplo. Fiquei impressionada quando fui lavar alface e enchi um balde de água! E pensar que essa água poderia ter ido pelo ralo! Isso nunca mais!

Substitua papel branco por reciclado sempre que possível

Tente trocar o papel branco convencional pelo papel reciclado, além de contribuir com o planeta, o papel reciclado traz charme e estilo! Recentemente fiz o cartão de visita do blog usando papel assim (fiz na Zocprint) e achei que no papel reciclado ficou tão bom quanto no branco! Essa dica também vale para o papel sulfite que usamos diariamente na impressora no escritório!

Ideias para ajudar o meio ambiente
Tão bom quanto o branco!

Separe lixo orgânico de materiais recicláveis

Não descarte “lixo” reciclável junto com lixo orgânico. Fico triste em saber que ainda existem pessoas que não separam seus lixos. É algo tão fácil de se fazer! Pena que nem todos têm essa consciência. Você não precisa ter um cesto de lixo para cada material, como um para papel, outro para vidro, outra para plástico, etc… Basta ter um cesto para lixo orgânico e outro para material reciclável, vá juntando tudo e quando tiver um bom número, aí sim você mesma pode fazer a separação por materiais, ou não, pois há pessoas que trabalham fazendo isso. Descubra se na sua cidade há coleta de lixo reciclável ou algum lugar que receba esse material. Felizmente na minha cidade, Votuporanga, há os dois serviços, em um dia específico na semana sei que posso colocar o material na calçada que sei que passarão recolhendo. E para os outros dias posso levar tudo o que juntei no EcoTudo que é um ponto de coleta seletiva aqui da minha cidade e referência para o Brasil todo por ser o primeiro a atender 24 horas por dia. Foi nesse centro que recuperamos aquela cadeira antiga, lembram? Pra que não lembra, vale a pena o clique: Como restaurar e customizar cadeira.

Customize suas roupas

E claro, não poderia terminar esse post sem falar de customização! Customizar roupas ajuda sim o meio ambiente, pois quando você opta por customizar uma roupa usada ao invés de comprar uma nova, não está utilizando recursos, energia e matéria-prima para produzir essa roupa e além disso você está retirando do meio ambiente materiais que seriam jogados fora, desperdiçados, dando a eles uma nova utilidade. Falei um pouco mais sobre isso no post Customização, Sustentabilidade e Meio Ambiente.

E você, o que tem feito para o meio ambiente? Escreva seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!

author avatar

Criei o blog Customizando para compartilhar ideias de customização de roupas, moda, artesanato e decoração. Sou apaixonada por bichos, vegetariana, amo cozinhar, ler e estar com minha família.

Deixe uma resposta

(*) Required, Your email will not be published